acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 31 de janeiro de 2016

Pesquisa histórica:Pessoas foram abandonados em ilha no Oceano Índico por serem escravos negros

Como um grupo de pessoas sobreviveu por tanto tempo, em um lugar inóspito, após serem abandonados por serem considerados seres humanos inferiores.

Autor: Rostand Medeiros*

Em 1776, 57 anos depois de Daniel Defoe escrever o clássico da literatura Robinson Crusoe, oito pessoas foram resgatadas de uma pequena ilha chamada Tromelin, um lugar perdido no meio do Oceano Índico. Sete destes eram mulheres que tinham sobrevivido na ilha por 15 anos e o oitavo um menino que nasceu naquele fim de mundo.

Aqueles náufragos faziam parte de um grupo de 88 seres humanos que em 1761 foram abandonados e esquecidos naquele pedaço inóspito de coral e areia, em um ponto a 280 milhas náuticas (450 quilômetros) da costa mais próxima. E tudo por uma razão simples – eles eram escravos negros.

Recentemente uma equipe de cientistas, liderados por Max Guérout, arqueólogo e ex-oficial naval francês, vem realizando sistemáticas pesquisas em busca dos destroços do navio que levou estes escravos e escavando na ilha para descobrir alguns segredos de como estas pessoas se agarraram desesperadamente a vida, desenvolveram uma comunidade elaborada em um fragmento de terra estéril, frequentemente varrida por violentos tufões. [*Tok de História > Continue lendo A INCRÍVEL HISTÓRIA DOS ESCRAVOS QUE FORAM ABANDONADOS PORQUINZE ANOS EM UMA ILHA]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template