acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Importância de exercícios terapêuticos para reabilitação da criança com câncer; confira entrevista

Casa Durval Paiva - Assessoria de Comunicação
Entrevista
Foto: assessoria imprensa Casa Durval Paiva
Para falar sobre ‘Como os exercícios terapêuticos podem contribuir na reabilitação da criança com câncer’ vamos conversar com Cínthia Moreno, fisioterapeuta da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva:

1 – Que tipo de comprometimento físico o câncer pode causar aos pacientes?
R - Os sintomas do câncer e os efeitos do tratamento causam bastante debilidade e podem provocar alguns comprometimentos físicos, dependendo do local do tumor e do tipo de tratamento adotado. Até mesmo o repouso prolongado pode provocar efeitos negativos. Os mais comuns são: encurtamentos musculares, atrofias, contraturas, diminuição da força muscular e amplitude de movimento, dor, alterações no equilíbrio e coordenação motora.

2 - Como a fisioterapia auxilia na reabilitação das crianças e adolescentes com essas alterações?
R – As crianças e adolescentes com câncer da Casa Durval Paiva são bastante beneficiados com a Fisioterapia, quando são utilizados exercícios adequados para auxiliar na reabilitação. Exercícios de alongamento, fortalecimento, treino de marcha (para melhorar ou voltar a caminhar) e exercícios para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora ajudam na recuperação e motivam os pacientes.

3 - Existe alguma diferença nos exercícios prescritos para crianças e adolescentes? Quais?
R - A grande diferença é que com a criança nós alcançamos os objetivos através de jogos e muitas brincadeiras. Ela se diverte enquanto colabora com o tratamento de reabilitação. A brincadeira faz parte do universo infantil e não poderia ficar de fora do ambiente de tratamento. Já com o adolescente nós procuramos conscientizá-lo quando a importância da prática regular dos exercícios para o seu pronto restabelecimento.

4 – De que maneira a participação da família pode influenciar na prática desses exercícios?
R- É muito importante informar a criança e a família sobre as metas do tratamento de reabilitação. Percebemos na prática que o conhecimento favorece a participação, assiduidade e colaboração com o tratamento. Orientamos também aos pais para que realizem alguns exercícios em casa, o que muito contribui para a melhora do paciente.

5 – Quais fatores podemos então destacar como sendo importantes para o sucesso do tratamento fisioterapêutico?
R - Para que a reabilitação tenha êxito, a interação entre paciente, família e profissional é fundamental. Quando isso acontece, a família coopera, não falta às sessões de tratamento e ainda incentiva a criança ou adolescente a ter uma rotina de exercícios em casa.

6 - Considerações finais
R - Os objetivos traçados devem ser individualizados de acordo com as especificidades de cada paciente. Constatamos nas vivências da Casa Durval Paiva que um tratamento humanizado faz diferença, pois valoriza muito mais o paciente do que a patologia. Acima de qualquer exercício proposto, o objetivo de promover qualidade de vida e bem-estar deve ser sempre o foco do Fisioterapeuta.

A CASA: A Casa Durval Paiva ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e doenças hematológicas crônicas, juntamente com seus responsáveis, durante o tratamento em Natal, possui 1007 pacientes cadastrados, sendo que 531 crianças e adolescentes estão em tratamento, oriundas de 133 municípios do Estado, também do Piauí, Ceará, Sergipe e da Paraíba.

CONTATO: (084) 4006-1600. Endereço: Rua Clementino Câmara, 234 Barro Vermelho – Natal - Site: www.casadurvalpaiva.org.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sandra Cerqueira
sandracerqueira@hotmail.com


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template