acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

GACC-RN prepara Coral de Natal e promove oficinas de arte na instituição

Foto: BoletimGACCRN/Divulgação
Em Outubro, o GACC-RN dava os primeiros passos no desenvolvimento de um projeto que trazia uma nova atmosfera artística para a sede da instituição. Na verdade, três projetos irmãos começavam a caminhar, envolvendo os funcionários, voluntários, mães e responsáveis  do GACC-RN. Todos entraram no clima e participaram das oficinas que, agora, estão prestes a culminar em seus produtos cheios de inspiração: um coral de Natal, um teatro de fantoches e oficinas de bolsas de lona reciclada.

Trata-se de uma iniciativa da vereadora Prof. Eleika Bezerra, que, em um ato nobre, comunicou na época à diretoria do GACC-RN sua intenção de apoiar projetos de arte na instituição, contribuindo com o desenvolvimento lúdico do ambiente. Uma motivação a mais para o enfrentamento do câncer praticado por todos os frequentadores da casa.

O grupo decidiu, então, montar um coral, tendo em vista a proximidade das festas de fim de ano, e um teatro de fantoches para as crianças, além de oferecer oficinas de confecção de bolsas em lona para incluir a participação das mães e responsáveis em atividades artesanais.

Ao término das oficinas, serão apresentados o coral e o teatro na festa de Natal das crianças e as bolsas produzidas serão comercializadas, gerando uma receita extra para contribuir na manutenção da casa.

O Coral de Natal
O Coral dos funcionários e voluntários do GACC-RN conta com a regência do professor de música do colégio Salesiano, Paulo Roberto Cordeiro, que ministrou aulas de canto nos últimos dois meses, preparando a equipe de funcionários e voluntários do grupo para este momento especial.

Paulo trabalha com música desde 2003. Participou do coral do Instituto Valdemar de Almeida, com o apoio da Fundação José Augusto, e se apresentou nas principais capitais do país, participando de diversos festivais. Hoje, faz parte do Madrigal, um dos maiores grupos do gênero no Brasil. Além de dar aulas de canto, ele também é violinista.

O músico se diz satisfeito com a parceria com o GACC-RN. Desde o mês de Outubro, os funcionários e voluntários vêm ensaiando o repertório mais que especial preparado para o Natal. “Estamos fazendo um pout pourri natalino composto por 5 músicas, além de versões com um conceito pop de artistas como o “Jota Quest” e “O Rappa”, misturando rap e arranjos nordestinos”, revela o músico. Junto de Paulo está o músico Ricardo Wanamarque, acompanhando a turma com seu violão.

A voluntária Glória Guedes disse que tem aprendido bastante com a experiência. “Durante as aulas aprendemos técnicas de respiração e a não forçar a voz”, ela conta. “Estamos progredindo bastante”, acrescenta a voluntária Graça Medeiros, que fez questão de responder de maneira positiva ao convite dos funcionários para participar do coral: “Quando eu soube, disse: Tô dentro!”.

O Coral se apresenta no dia 17 de Dezembro às 17h na sede da instituição, na Av. Floriano Peixoto, N° 383, em Petrópolis. Outra apresentação está marcada para acontecer durante a Festa de Natal das Crianças do GACC, no dia 22 de Dezembro. [Boletim GACC RN | nº 12, 12/2015]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template