acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

“Forma de tributação para 2016 seja escolhida até o final de dezembro”, recomenda contador

No mês de dezembro, é chegada a hora de as empresas decidirem se continuam na forma de tributação atual ou aderem a outro tipo que seja mais coerente com seus objetivos futuros. Para tanto, “é necessário fazer uma análise detalhada e identificar qual regime proporcionará menor carga tributária, desde que compatível com as atividades desempenhadas por cada empresa”, explica o diretor da Unidade de Comércio da Rui Cadete Consultores, Daniel Carvalho. O contador recomenda que a escolha seja realizada até o dia 30 deste mês, de forma que os impostos já sejam calculados corretamente a partir de janeiro do próximo ano.

Através de um planejamento tributário, as empresas podem identificar a melhor forma a ser adotada por cada uma delas. Caso queira aderir ao Simples Nacional, por exemplo, é preciso checar o enquadramento a todos os atributos exigidos pela Receita, enquanto a decisão entre Lucro Real e Lucro Presumido depende das particularidades de cada instituição: margem de lucro, gastos operacionais, entre outras características.


Daniel Carvalho destaca que neste ano também deve ser analisada a inclusão na desoneração da folha de pagamento, agora opcional. Ou seja, o empresário pode escolher entre a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha ou de acordo com alíquotas calculadas sobre o faturamento. Cabe então à contabilidade analisar se compensa ou não aderir à desoneração, a partir das particularidades de cada empresa. Na Rui Cadete Consultores, o estudo tributário personalizado é feito com todos os clientes, para que estes possam eleger o regime a partir das suas estratégias e planos para 2016. [por assessoria de imprensa]


©2015 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template