acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Situação da Barragem de Oiticica será discutida nesta quarta em Barra de Santana

O movimento dos atingidos pela construção da Barragem de Oiticica realiza hoje (11) uma reunião, às 19h, na capela de Barra de Santana, no município de Jucurutu, com a participação de agricultores familiares, produtores rurais, moradores locais, movimentos sociais e sindicais, entre eles a Fetarn, igrejas e diferentes segmentos sociais dos municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu. Também confirmaram presença, o Secretário de Estado da SEMARH, Mairton França, o Secretário da Seara, Raimundo Costa, o Procurador do Estado, Francisco Sales, técnicos da KL Engenharia, Diocese de Caicó, Seapac e Codepeme.

O objetivo da reunião é avaliar o resultado do termo de compromisso assinado no dia 28 de julho entre o Governo Federal, Governo do Estado e as pessoas diretamente atingidas pela construção da barragem.

Na ocasião serão avaliados os resultados e esclarecidas dúvidas relativas aos pagamentos de indenizações aos agricultores; situação da terraplenagem  e projeto da nova Barra de Santana; reassentamento rural para os sem terra com a implantação de 03 agrovilas; implantação do programa habitacional para famílias que não possuem casa própria; construção do novo cemitério de Barra de Santana, processo de indenizações urbanas de Barra de Santana e a situação de execução da obra física da barragem.

Após o processo de avaliação o movimento definirá estratégias de luta e resistência para garantir as obras sociais e físicas da Barragem de Oiticica.
"É fundamental a presença de todos e todas para os devidos e necessários esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas ou não após a assinatura do termo de compromisso. Seguiremos juntos nessa mobilização e na luta por justiça", afirmou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa.

"Estarei hoje à noite representando a entidade na reunião. A Fetarn está empenhada na luta pelos direitos dos trabalhadores, agricultores e agricultoras familiares. Não aceitaremos nenhum tipo de retrocesso. Somos a favor da permanência das famílias no campo com direito a terra e moradia digna. Barragem Sim, Injustiça não", concluiu o Secretario de Formação e Organização Sindical da Fetarn, Francisco de Assis.

Tarcyla Costa

[tarcycosta@hotmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template