acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 8 de novembro de 2015

Sertanitude: Rodilha e fecho de lenha



RODILHA E FECHO DE LENHA

Por Geraldo Anízio*
Foto acervo Google/divulgação
No sertão dos cabras da peste, precisamente no semiárido do Seridó, os mais pobres, traziam lenha na cabeça  tais  como: maravalhas, aroeira, angico, pereiro, jurema que se usavam para a manutenção do dia a dia em  casa. Se poderia,  comumente,  encontrar pessoas com fechos de  lenha  trazidos dos arredores dos lugarejos de onde elas moravam. A maioria dos moradores nordestinos utilizava lenha ou carvão vegetal para acenderem  o fogão; que,  por  sua  vez, era de barro com um texto de três bocas. 

O gás não havia ainda chegado e os vendedores de lenha passavam com cargas  em jumentos pelas ruas das cidades oferecendo aos compradores. A lenha já vinha lascada com tamanhos próprios para o consumo. Enquanto isso, outros mais pobres que estes, davam um jeitinho de trazer de longe fechos de lenha na cabeça.

A rodilha na cabeça, amenizava o peso da distancia até chegar em casa. Se chover não terá lenha! Prevenir para não faltar, implicava em outra carrada de lenha até que essa se consuma pelo boeiro de casa.

*Com post na página do autor


©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template