acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Epidemiologistas do Ministério da Saúde já estão no RN para investigar os casos de microcefalia


Ministério da Saúde atende solicitação do RN e envia equipe de apoio para investigar microcefalia


Atendendo solicitação da Secretaria de Estado e de Saúde Pública (Sesap), o Ministério da Saúde (MS) enviou a Natal uma equipe de epidemiologistas que irá acompanhar, durante uma semana, casos de microcefalia e malformação em recém-nascidos, objetivando acelerar as investigações dessas anomalias que já chegam a 60 no RN. 

Os epidemiologistas fazem parte da equipe de Vigilância em Saúde, que desenvolve o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado Aos Serviços do SUS (EPISUS), onde se capacitam na área de epidemiologia de campo para potencializar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública. 

Na tarde dessa quinta-feira (25), os epidemiologistas Eduardo Saad, Márcia Andrade e Francieli Fantinato já se reuniram com a equipe de Coordenação de Promoção à Saúde (CPS). Em paralelo, os técnicos da Sesap dos programas de Saúde da Família e da Atenção Básica estão elaborando o roteiro das visitas que serão realizadas casa a casa, checando dados das mães, para que as investigações sejam iniciadas. 



“A Secretaria fez a solicitação e o Ministério nos atendeu. Teremos todos os casos de microcefalia e malformação investigados por esses profissionais da saúde, que vieram nos dar total apoio”, afirmou Cláudia Frederico, coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap. [Ascom/Sesap-RN]


- Saiba mais sobre microcefalia, zika vírus, aqui no Portal do MS e tire suas dúvidas.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template