acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Experiências de trabalhos de servidores do Núcleo da Saúde no RN são compartilhadas em mostra nacional

Fotos enviados pelos servidores
O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS-RN) participou da II Mostra Nacional de Educação Permanente no âmbito do SUS, através de projetos apresentados por quatro trabalhadores do órgão regional. O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

As iniciativas cadastradas para a mostra dos representantes do núcleo potiguar foram apresentadas pelas servidoras Cibelle Taiana da Cunha Bandeira Câmara, com o projeto “Grupo Vivencial”; Tathiany Deyse Fernandes Rocha, com “I Jornada de Gestão Participativa do NEMS/RN”; o servidor Tácio Dantas de Brito Guerra, com o projeto “Planejamento Integrado e Participativo”; e Aparecida Dantas de Almeida Medeiros, que inscreveu dois projetos: “A Recolocação do Marxismo na Saúde” e “Movimente-se com o PASS (Política de Atenção à Saúde do Servidor)”. Cada projeto teve a co-autoria de outros colegas servidores.


Entre os trabalhos compartilhados pelos servidores do Núcleo Regional do RN, o projeto “A Recolocação do Marxismo na Saúde” tem como eixo o Controle Social, que em sua justificativa sugere a reflexão enquanto mecanismo de fortalecimento dos controles democráticos, com efetiva participação social e formação da consciência revolucionária dos trabalhadores da saúde e tendo como pressuposto fundamental para a resistência política ao projeto privatista e das investidas do poder do capital contra o SUS.
A autora da iniciativa, Aparecida Dantas de Medeiros, entende que o projeto resulta em “sensibilizar trabalhadores da saúde para a importância de estabelecer uma estreita relação entre academia, serviços de saúde e comunidade, culminando na formação da consciência revolucionária enquanto fundamento para o avanço das históricas lutas democráticas pela saúde pública, com a participação da sociedade na gestão da SUS”.

Os trabalhadores do NEMS-RN, participantes da programação do evento, enfatizaram a importância da mostra, reunidos com outros servidores do Ministério em Brasília, dos Núcleos Estaduais, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), dos Hospitais federais, Institutos e vinculadas.

“Participar da II Mostra de Educação Permanente foi muito prazeroso, o evento aconteceu de maneira bastante lúdica e participativa, com os trabalhos apresentados pelos servidores, em sua maioria, muito interessantes”, ressalta a servidora Cibelle Taiana, que também esteve no ano passado.  Segundo ela, o diferencial deste ano foram as apresentações teatrais. “Os dois grupos de teatro que ‘roubaram a cena’ e divertiram os presentes”. Ainda segundo Cibelle, compartilhar experiências com pessoas de todos os lugares é sempre muito produtivo. “Gostei de apresentar meu projeto do Grupo Vivencial na mostra, mas apreciei ainda mais ouvir tantos relatos bacanas que além de questões técnicas, trazem muita humanidade em suas palavras”, observa.

“As oficinas de criação também foram um diferencial neste encontro”, afirma Cibelle. “Participei da oficina intitulada Imagem e Ação e mais uma vez me surpreendi como o ser humano é criativo e capaz”, conclui, dizendo que espera agora a terceira edição do evento, em 2016.

Promovida por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP/CGESP/SAA/SE-MS), a “II Mostra Nacional de Educação Permanente – O trabalho como fonte de formação: Um movimento em construção no âmbito federal do SUS”, teve como objetivo reconhecer e dar visibilidade às ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) que ocorrem em nível federal do Sistema Único de Saúde, fortalecendo essa atividade educativa como norteadora de novas práticas que orientam a reflexão sobre os processos de trabalho. Segundo a organização do evento, mais de 150 trabalhos foram apresentados nos três dias da mostra. [Comunicação Núcleo RN/Ministério da Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template