acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Estudo avalia melhor forma de tributação para 2016

Nos últimos meses do ano, é chegada a hora de as empresas decidirem se continuam na forma de tributação atual ou aderem a outro tipo que seja mais coerente com seus objetivos futuros. Para tanto, “é necessário fazer uma análise detalhada e identificar qual regime proporcionará menor carga tributária, desde que compatível com as atividades desempenhadas por cada empresa”, explica o diretor da Unidade de Comércio da Rui Cadete Consultores, Daniel Carvalho.

Essa avaliação é realizada por meio de um planejamento tributário, no qual é possível identificar a melhor forma a ser escolhida. Caso queira aderir ao Simples Nacional, por exemplo, a instituição precisa checar se possui todos os atributos exigidos pela Receita, como o faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões. Para decidir entre Lucro Real e Lucro Presumido, a escolha depende das particularidades de cada instituição: margem de lucro, gastos operacionais, entre outras características.


Daniel Carvalho destaca que neste ano também deve ser analisada a inclusão na desoneração da folha de pagamento, agora opcional. Ou seja, o empresário pode escolher entre a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha ou de acordo com alíquotas calculadas sobre o faturamento. Cabe então à contabilidade analisar se compensa ou não aderir à desoneração, a partir das particularidades de cada empresa.

Na Rui Cadete Consultores, o estudo tributário personalizado é feito com todos os clientes, de modo que estes possam eleger o regime a partir das suas estratégias e planos para 2016. “O ideal é que as empresas escolham a forma de tributação até o fim de dezembro. Assim, os impostos já são calculados corretamente a partir de janeiro do próximo ano”, alerta o contador. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template