acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 3 de outubro de 2015

Natal sedia Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos

Evento vai discutir regulamentação da profissão, entre os dias 19 a 21 de outubro

Foto por assessoria/divulgação
No período de 19 a 21 de outubro, Natal será palco da sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil – VII CONTRARTE. O evento é realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores artesãos do Brasil (CNARTS) a cada dois anos em estados eleitos com o objetivo de contribuir para o futuro do artesão e estabelecer os rumos das organizações da categoria. Este ano tem como tema “Artesãos do Brasil avançando nas conquistas”. Na organização, está a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do RN – FECARN.

O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e contará com a presença do ministro Henrique Alves na abertura oficial. Segundo a secretária da FECARN e membro da comissão organizadora do evento Márcia Oliveira, o foco das discussões são as propostas para as políticas públicas do artesão e do artesanato, com destaque para a regulamentação da profissão.
“Há mais de 30 anos lutamos pela regulamentação da profissão e essa será a principal pauta do congresso. Estamos na luta em prol da PL 77.55/2010 que teve diversas emendas e, diante de uma luta constante, hoje conseguimos que chegasse à  Comissão de Justiça da Câmara Federal e encontra-se na sua fase final”, explica Márcia.

“Além disso, estarão em pauta a criação da Secretaria Especial do Artesanato; a atual situação das ações do Programa do Artesanato Brasileiro; as Políticas de Tributação Fiscal,  Linhas de Crédito e Capacitação; o Fortalecimento das Entidades de Classe; e um programa de inclusão digital para o artesão”, completa a organizadora.

O CONTRARTE é voltado para os artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto. Na edição em Natal, que acontece no Hotel Praia Mar, 810 serão delegados no total, além de convidados e ouvintes. Apresentações culturais também estão previstas para o evento, que tem como parceiros apoiadores: Sebrae, MTE/SENAES, MTRu- Ministério do Turismo, Governo do Estado do RN, Prefeitura do Natal e UFRN.

Mais informações:
fecarn2015@gmail.com

Verônica Garrido Roncari
[veronicaroncari@gmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template