acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Centro de lançamento de foguetes no RN vai comemorar meio século

Barreira do Inferno faz 50 anos

Foto por Luiz Gonzaga Cortez
O Campo de Lançamentos de Foguetes de Barreira do Inferno vai comemorar o 50º Aniversário do primeiro lançamento em solo potiguar, ocorrido no dia 15 de dezembro de 1965. O foguete NIKE-APACHE, de fabricação americana, integrava o projeto Safo-Iono, idealizado por Fernando Mendonça, cearense considerado o pai do programa espacial brasileiro.

A "Barreira do Inferno", como é chamada a unidade do Comando da Aeronáutica, foi construída em 1964, graças ao interesse do então governador Aluizio Alves, que apoiou o projeto e concedeu toda a infraestrutura necessária. No segundo semestre de 1965, após os experimentos realizados na base americana de Wallops, em 24 de agosto, o Brasil ficou pronto para entrar no pequeno grupo de países lançadores de veículos aeroespaciais.

Em 23 de outubro de 1964, o Brigadeiro Baloussier, do Grupo de Trabalho e Estudos de Projetos Espaciais(GTEPE), assinou convênio com o CNAE "para a utilização do CLF para lançamento de cargas úteis científicas". Fonte: CLBI - 30 anos na conquista do Espaço! - Natal - 1995. [página do jornalista Gonzaga Cortez]

Foto de outubro de 1966, na Praça André de Albuquerque, em Natal, ao lado da Galeria de Artes, por Luiz Gonzaga Cortez, exclusiva do acervo do jornalista e pesquisador.  

Dia do Aviador

O Dia do Aviador será lembrado nesta terça-feira (20), às 9h30, na Assembleia Legislativa do RN em sessão solene proposta pelo deputado estadual Ricardo Motta (PROS). A solenidade vai contar com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil.

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template