acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 27 de outubro de 2015

8ª Conferência Estadual de Saúde do RN fortalece o debate em defesa do SUS

Fotos: comunicação MS/RN
Reunidos no Centro de Convenções de Natal, foi aberta na manhã desta terça-feira (27), a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte. O evento reúne cerca de 1,5 mil participantes, vindos das conferências municipais, para o debate em torno do tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, dividido em oito eixos temáticos. Durante o encontro até a quinta-feira (29), serão escolhidos os 92 delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 1º a 4 de dezembro deste ano.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN foi convocada através do Decreto 25.055/2015, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 1º de abril de 2015, e dentre os objetivos das discussões, estão: “reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19/09/1990, e nº 8.142, de 28/12/1990”, como também “Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde”.

“Este um momento de suma importância para o processo participativo que agrega mobilização em defesa da população, fortalecendo as políticas de saúde pública do país”, destaca o representante do Ministério da Saúde no evento, Alexandre Medeiros, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

A solenidade de abertura contou com a presença do governador do Estado, Robinson Faria; do secretário estadual de Saúde, médico José Ricardo Lagreca; da representante do Ministério Público no RN, Iara Pinheiro de Albuquerque; do presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, Francisco Canindé dos Santos; do coordenador geral da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN, Francisco Batista Júnior. O vereador Hugo Manso também compôs a mesa de abertura.

Entre convidados e delegados escolhidos nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, é grande a expectativa para os trabalhos das plenárias e mesas dos fóruns, intercalados de apresentações culturais. Na plenária final, quinta-feira (29), serão eleitos os delegados que estarão em Brasília para a consolidação dos debates no âmbito nacional.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, já é o maior evento do país na área da saúde pública, que, segundo estimativa, dois milhões de pessoas em todo o Brasil estejam mobilizados até a etapa nacional,  em dezembro, com passagens nas plenárias populares regionais,  nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Em Brasília, é esperada a participação de mais de 4,3 mil pessoas, divididos em grupos com mais de 3,2 mil delegados eleitos nas conferências estaduais e quase mil convidados para o encontro final.

Conselheiras
Participam da conferência estadual, as servidoras Maria Betânia de Sousa e Ruth Mary Ferreira, respectivamente, conselheiras municipal e estadual, trabalhadoras do Ministério da Saúde no RN.

Serviço

8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (8ª CES/RN)
Tema central: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo       Brasileiro”
Data: 27 a 29 de outubro (Terça a quinta-feira)
Horário: das 8h às 18h30h (encerramento na quinta às 18h)
Local: Centro de Convenções de Natal

Fonte: Comunicação Núcleo do RN/Ministério da Saúde

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template