acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

5º MPBJazz: Os cinco dias em que Natal e Parnamirim vibraram ao som do Jazz

O evento saiu dos grandes teatros da capital e se aproximou do público potiguar

Foto: reprodução vídeo
De quarta-feira (21) a domingo (25) o público de Natal e Parnamirim recebeu de braços abertos os artistas americanos que vieram diretamente de New Orleans para o MPBJazz. Em sua 5ª edição, o evento, que aconteceu pela primeira vez de forma totalmente gratuita na capital, e se expandiu para Parnamirim, mostrou que a escolha do novo formato, em áreas verdes, mais próximo dos espectadores e com preços populares ou entrada franca, foi a mais acertada.

O público não só apareceu, como participou e se encantou com as performances dos americanos Michaela Harrison, 504 Experience, Topsy Chapman & Solid Harmony, Gerald French Trio, Yolanda Windsay, Delfeayo Marsalis, e dos potiguares, Anderson Pessoa, Gilberto Cabral, Jubileu Filho, Macaxeira Jazz, Rodrigo Lacaz, Roberto Taufic Trio, Leni Macêdo e Sérgio Groove. O evento é uma realização da Green Point Produções, com patrocínio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo, Cosern, Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão, Colégio Cei, Unimed Natal e Apoio cultural da Prefeitura de Parnamirim.

Abrindo os cinco dias de apresentação, uma noite memorável na Pinacoteca do estado com o som brasileiro da Banda do Lado de Lá, formada por Gilberto Cabral, Anderson Pessoa, Mario Primata e Darlan Marley. O show caminhou entre clássicos de compositores como Edu Lobo, JT Meireles, Chico Buarque e Tom Jobim, além dos próprios Anderson e Gilberto. As músicas receberam uma abordagem típica do jazz contemporâneo, baseada na liberdade dos integrantes para improvisar.

A sincronia entre Jubileu Filho e Michaela Harrison impressionou o público na segunda apresentação da noite. A dupla teve apenas uma oportunidade para ensaiar o repertório, mas a química entre os dois no palco era de antigos parceiros musicais. A voz doce de Michaela emocionou e surpreendeu pela sua força e afirmação. Ao lado do talentoso Jubileu Filho, reconhecidamente um dos melhores músicos do estado, ela cantou clássicos em português como Chega de saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que fez o público vibrar.

No segundo dia o evento migrou para o Cine Teatro de Parnamirim, que recebeu o show instrumental da banda Macaxeira Jazz. Diogo Guanabara, Ticiano D'Amore, Henrique Pacheco e Raphael Bender apresentaram um repertório totalmente potiguar, formado por composições próprias e de outros artistas do interior do estado. Eles abriram a noite para a apresentação entusiasmada de Topsy Chapman & Solid Harmony.

Topsy e suas filhas, Yolanda Windsay e Jolynda Phillips, possuem timbres que se complementam. As vozes potentes, a animação contagiante do trio e a incrível banda que o acompanha, formada por Mitchel Player, no baixo; Gerald French, na bateria; Todd Duck, na guitarra; Chuck Chaplin, no piano, e Roderick Paulin, no saxofone, fez com que o público se sentisse, por alguns minutos, em New Orleans, o berço do Jazz.

O terceiro dia foi marcado por duas apresentações memoráveis. O decky da praia de Ponta Negra, um dos cartões postais de Natal, recebeu o músico que tem a cara desse lugar. Rodrigo Lacaz mostrou seu repertório pop rock assistido pela grande estrutura do MPBJazz, com luz, som, técnicos, backdrop, tudo para proporcionar, ao artista e ao público potiguar, um encontro especial.

Um dos pontos altos do evento, com certeza foi a apresentação de Yolanda Windsay na orla de Ponta Negra. O clima ameno do fim da tarde, a paisagem paradisíaca, o público composto por moradores locais e turistas parece ter sido uma injeção de ânimo a mais para a cantora e a banda, que se divertiram e interagiram com o público até o cair da noite.

Às 20h, aconteceu o segundo show no Cine Teatro de Parnamirim. Com um repertório misto entre composições próprias e clássicos da MPB, Roberto Taufic se apresentou acompanhado por Paulo de Oliveira, no contrabaixo, e Darlan Marley, na bateria. O show instrumental, cheio de personalidade e arranjos do próprio Roberto encheram de boas energias o Teatro. Um dos pontos altos do show foi a participação especial de Lene Macedo, cantando O que será (À flor da pele), composição de Chico Buarque. A interpretação, na voz cristalina da cantora potiguar com o arranjo delicado de Roberto, arrepiou a plateia, que se emocionou junto com os músicos.
Em seguida foi a vez de Michaela Harrison fazer a sua segunda e última apresentação, que não deixou nada a desejar para a primeira, na Pinacoteca. O ambiente teatral fez com que o show se tornasse mais elegante e a acústica do local serviu para ampliar a potência da voz de Michaela, que tem um charme todo especial e conquista o público a primeira vista.

Sábado foi dia de Jazz ao ar livre, no Parque das Dunas. O Anfiteatro ficou lotado para receber Gerald French Trio e a segunda apresentação de Topsy Chapman & Solid Harmony. O show balançado do baterista que já é conhecido do público potiguar, o carismático Gerald French, foi um aquecimento para o que vinha a seguir. O ambiente do parque tem tudo a ver com o Jazz que embalou a tarde de quem compareceu ao local. A interação da banda, especialmente do saxofonista, Roderick Paulin, animou a plateia, que também foi contagiada pela simpatia e pelas vozes do trio formado por Topsy, Yolanda e Jolynda.

O encerramento do evento, no domingo, não poderia ter sido melhor. Para abrir a noite na Cidade da Criança, o showman Sérgio Groove em formação de Trio, acompanhado por Daniel Grosmam, na bateria, e Ozi Cavalcante, no sax e trompete, fez o espetáculo que todos esperavam. Entre músicas instrumentais de autoria dele e canções consagradas da MPB, Serginho conquistou a plateia e fez um show histórico.
A última apresentação do MPBJazz 2015 vai ficar na memória do público até a próxima edição. A entrada de Delfeayo Marsalis, um dos maiores trombonistas do mundo, foi esperada com ansiedade. E toda a espera valeu a pena quando ele e a sua jovem banda subiram ao palco. O músico americano fez tremer a estrutura da Cidade da Criança.

Além de um artista de talento indiscutível, Delfeayo se mostrou de uma simpatia e simplicidade ímpares, tirando selfies e filmando vários momentos do show. Destaque para o ponto alto desse encerramento, quando o músico subiu as arquibancadas do anfiteatro tocando e passeando entre o público, que foi ao delírio, e para a participação especial de Sharon Martin, a cantora americana cheia de carisma que conquistou a plateia com uma performance especial e seus improvisos com assobios.

A 5ª edição do MPBJazz pode ser vista como um grande experimento bem sucedido. A organização do evento busca aproximar do público a boa música e popularizar o acesso à cultura, para isso, o festival saiu dos grandes teatros das capitais e foi para as ruas, com entradas gratuitas, e chegou a Parnamirim, com preços populares.
Para a realização de eventos ao ar livre, foi montada uma grande estrutura que contou com ambulância, brigadista, segurança, food trucks, com destaque para o Canela Café, um agradável trailer que tem a cara do Jazz, além de uma grande equipe de montagem de palco, iluminação, som e tudo que um evento de grande porte necessita. Destaque também para o horário dos shows, que começaram pontualmente todos os dias.




Larissa Cavalcante
Assessora de Imprensa
Sollar Comunicação
[larissa@sollarcomunicacao.com.br]

©2015 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template