acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sem acordo com patrões, reajuste de salário dos jornalistas vai a dissídio coletivo

Patrões oferecem reajuste de 4,5% menor que inflação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público lamentar, profundamente, a postura dos proprietários de veículos de comunicação do Estado, na negociação salarial deste ano. Após apenas duas reuniões, a negociação foi encerrada nesta segunda-feira (21), na Superintendência Regional do Trabalho, sem acordo e a decisão sobre o reajuste da categoria vai a dissídio coletivo no âmbito da justiça do trabalho.

A pauta dos trabalhadores foi entregue ainda no mês de agosto, apesar disso, os patrões simplesmente a ignoraram e apresentaram proposta ZERO. Na primeira reunião, na quarta-feira (16), foi apresentado nada de reajuste e o atendimento de nenhuma cláusula social. Após mais de duas horas de debates e com o intermédio do mediador, o Sindjorn se mostrou sensível à crise econômica instalada no país e recuou da proposta inicial, pedindo apenas que fosse dada a reposição da inflação no período. A proposta ficou de ser analisada pelos patrões e também pelos jornalistas, em assembleia e uma nova mediação ficou marcada para hoje.

Na nossa assembleia, a categoria mostrou amadurecimento e aceitou reduzir a proposta para apenas a reposição da inflação. Pois bem, fomos a audiência desta segunda e para nossa surpresa negativa, os patrões nos apresentaram a proposta aviltante de míseros 5% de reajuste para quem ganha o piso e para quem ganha acima do piso, negociação livre entre empregado e empregador.

Diante do exposto, nos vemos mais uma vez na situação humilhante a que os patrões querem nos impor e não aceitamos tamanha vergonha. Desde o início os empresários da comunicação no RN se mostraram não dispostos a um acordo e já queriam ir a dissídio desde a primeira mediação.

A nós, jornalistas profissionais do RN, só resta lamentar essa postura infame e absurda, visto que diversas outras categorias estão conseguindo acordos salariais e os jornalistas de outros Estados também. Os nossos patrões, além de nos pagarem o segundo pior piso salarial do país, agora querem nos deixar 1 ANO SEM REAJUSTE.

Mas além de lamentar, também nos cabe acreditar na justiça do trabalho, que ela finalmente abra a caixa preta da comunicação no RN e que se faça e decida justiça aos trabalhadores. E por fim, também nos cabe agir e nos mobilizar até que essa decisão seja proferida, afinal não podemos admitir isso calados e inertes.

E aí, jornalistas, vamos fazer o que? Os deixo com essa reflexão. Agora, mais que nunca, vamos brigar por nosso suor e fazer valer nossa luta diária.


Sindjorn

©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template