acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 26 de setembro de 2015

Doação de órgãos: III Caminhada pela Vida neste sábado

Dentro das atividades do “Setembro Verde” – mês que chama a atenção para a doação de órgãos – a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes, realiza neste sábado (26) a III Caminhada pela Vida. A ação que comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09) tem concentração a partir das 7h no IFRN da Av. Sen. Salgado Filho e saída às 8h, seguindo até o Parque das Dunas onde haverá um evento cultural com a participação de transplantados e familiares de doadores.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Maciel, “essa mobilização em torno da doação de órgãos é fundamental para o sucesso desse trabalho, tendo em vista que em nossa legislação a doação de órgãos para transplante só pode acontecer mediante autorização familiar. Assim, provocar a conversa sobre esse tema em família é uma forma de incentivar que as pessoas comuniquem sua vontade de modo que os familiares tenham mais segurança e clareza no momento de decidir sobre a possível doação de órgãos de um ente querido”.

Números

No Rio Grande do Norte hoje 39 pessoas esperam por um transplante de córneas e 129 por um transplante renal. O Estado registrou no primeiro semestre deste ano 11,1 doadores efetivos por milhão de população (pmp), pouco abaixo da média nacional que está em 13,4 doadores pmp. A taxa de recusa familiar que era de 57% em 2014 caiu para 49%. De acordo com Patrícia Maciel, “uma queda importante, mas que ainda necessita de muito trabalho no sentido de redução cada vez maior para possamos aumentar o número de doações e consequentemente o de transplantes”.

O transplante renal vem obtendo desempenho cada vez mais expressivo. Em 2012 apenas 50% dos rins captados no Estado eram transplantados no RN, esse número vem crescendo gradativamente e no segundo trimestre de 2015 100% dos rins captados no RN foram transplantados em potiguares.

Contato: Patrícia Maciel, coordenadora da Central de Transplantes do RN – 98137-2487/ 98855-3613

Sesap Comunicação
[ascomsesap2@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template