acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Medicina, o Estado, os mercenários e os corruptos; artigo de Walter Medeiros

A Medicina, o Estado, os mercenários e os corruptos

Por Walter Medeiros
Jornalista - DRT/RN 468 – waltermedeiros@supercabo.com.br

Dois fatos importantes na área da Medicina ocorreram esta semana no Brasil e precisam ser analisados dada a importância para a Nação. Um deles, a constatação de como a ciência, a pesquisa e a busca por evidências são realmente tratadas em nosso país, onde o que interessa nesse meio é o retorno econômico-financeiro, e não a saúde da população. O outro, o anúncio do encerramento das atividades em consultório do Dr. Luiz Moura, 90 anos, que por mais de 60 anos exerceu a Medicina utilizando a auto-hemoterapia como técnica de tratamento e cura de inúmeras doenças.

A informação sobre o encerramento das atividades do Dr. Luiz Moura em consultório nós já tínhamos, mas foi dada a público numa rede social pelo seu amigo enfermeiro Sallus Carlos na noite do sábado, 12.09.2015. Sallus afirmava que  “O Doutor Luiz Moura e sua família agradecem a compreensão de todos que lutam e sempre lutarão na divulgação dos maravilhosos benefícios da auto-hemoterapia”. O enfermeiro lembrou a dedicação daquele médico que ajudou e restabelecer tanta gente. Em seguida uma imensa legião de clientes e  amigos passou a comentar o registro e apresentar homenagens ao Dr. Moura.

Tristeza da jovem

Geórgia Gabriela - Baiana de 19 anos realizou pesquisa para facilitar diagnóstico da endometriose, fazendo com que a mulheres descubram mais cedo se tem a doença e evitar o seu agravamento. A doença causa dor, cólica, infertilidade e pode resultar em histerectomia. Apresentado no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, o projeto da jovem consiste no desenvolvimento de um kit diagnóstico para endometriose, que seja feito com exames laboratoriais, a fim de que sejam baratos, acessíveis e não invasivos. Com isto pretende tornar o diagnóstico tão simples quanto o diagnóstico de gravidez. O que poderia ser disseminado no SUS, com acompanhamento médico.

Mas eis o que se verifica no Brasil, da mesma forma que na pesquisa sobre auto-hemoterapia: “Eu encontrei diversas portas fechadas quando falava sobre essa ideia”, revelou Geórgia na televisão: “desde coordenadores até alguns pesquisadores. Duas coisas bem tristes que eu ouvi foram: uma, que a minha ideia não tinha nenhum atrativo econômico; então baratear um exame não faz sentido econômico para empresas que produzem esse exame. E a segunda coisa era que ‘se uma coisa pode ser feita não significa necessariamente que deveríamos fazê-la’”.  Geórgia insistiu e terminou sendo aceita em nove universidades norte-americanas, inclusive Haward, onde existia até pesquisa idêntica e recursos para realizá-la.

http://globotv.globo.com/rede-globo/caldeirao-do-huck/t/programa/v/jovens-inventores-georgia-gabriela-apresenta-o-projeto-endometriose/4463000/

Dr. Moura

Como se sabe, Dr. Luiz Moura escreveu belas páginas da medicina e sua vida exemplar devia servir de modelo aos médicos brasileiros que, através dele poderiam prestar relevantes serviços ao Brasil e à humanidade. Um médico amigo - João Luiz De Carvalho Mattoso -  comentou a mensagem de Sallus, afirmando: “Eu me considero um médico privilegiado por ter tido contato direto com o Dr. Luiz Moura e aprendido a arte de poder ajudar nossos semelhantes de uma maneira leve, suave e duradoura! Considero o Dr. Luiz Moura um bem feitor à saúde humana e animal e que (aposentando-se) deixará seu conhecimento para todo e qualquer médico que quiser realmente cuidar da saúde preventiva e curativa de uma maneira simples, fácil e custo quase zero! Merece a meu ver, o Prêmio Nobel da Medicina Humanista !”

Diva de Sa desejou “Vida ainda mais longa ao Dr Luis Moura. E que nesse universo de tantos médicos Deus queira que encontremos quem o substitua à altura. Alguém que ignore o poder das instituições reguladoras da saúde e da indústria farmacêutica em prol da saúde dos fracos. Vamos esperar!”. A internauta Fátima Rocha, por sua vez, disse: “Dr Luiz Moura, o Senhor é motivo de orgulho para todos nós Brasileiros! Que Deus lhe recompense por tudo!... Palavras não são bastante para expressar o que representa essa relíquia chamada Auto-hemoterapia que o senhor passou às mãos de todos nós... salvando vidas mundo afora.”

Hora de exigir

Marcelo Fetha, por sua vez, declarou sua “Gratidão eterna ao ilustre médico DOUTOR LUIZ MOURA, ao qual todos adquirimos uma dívida impagável, não somente pela sua grandeza, nobreza e espírito humanitário. Sem duvida, um exemplo de vida aos que se dedicam a medicina e à arte de curar. Que Deus continue iluminando o seu espírito ainda mais!”. Em seguida, Lucas Rodrigues diz: “acho que se foi liberado para o Dr. Luiz Moura, deste modo, não tem como proibir que algum outro faça; não somos todos iguais perante a lei?”. A esse respeito, Sallus Carlos respondeu: “Pois é, caro amigo (Lucas). E caro amigo doutor João Luiz De Carvalho Mattoso, Walter Medeiros, Maria Antonina de Sales. Acredito que este é o princípio em que os médicos podem recorrer aos CRMs e ao CMF e pedir equiparação.

É hora mesmo de médicos exigirem o fim desse impedimento estúpido e absurdo nem que seja na Justiça. O povo brasileiro precisa sair desse estado de hipocrisia, pois coragem para enfrentar essa medida autoritária e injusta já demonstrou que tem, inclusive no próprio portal do CFM. Importante registrar que na reunião do CFM que julgou o processo pelo qual tentavam proibir o registro do Dr. Luiz Moura no CFM um dos conselheiros levantou-se e fez um discurso ponderando que o órgão estava no caminho errado e deixou outros sem saída ao declarar que também usava a auto-hemoterapia. Para evitar repercussão pública do caso e evitar precipitação nos processos de pesquisa e comprovação científica da eficácia da técnica - que pode demorar mas é inevitável, absolveram-no da acusação de desrespeitar uma norma da entidade e permitiram que continuasse usando a AHT em seu consultório. Pois é mesmo hora dos médicos brasileiros se interessarem por esse assunto.

https://www.facebook.com/groups/autohemoterapiatrataecura/ 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template