acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Comissão de Infraestrutura aprova projeto que estimula a instalação de ciclovias

Dos 11 itens incluídos na pauta da reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) desta quarta-feira (12), cinco proposições foram aprovadas, duas consideradas prejudicadas, uma foi retirada de pauta a pedido do relator e o senador Garibaldi Filho, presidente da CI, concedeu vista coletiva às outras três. Um dos projetos aprovados foi o relatório lido pelo senador Fernando Bezerra Coelho favorável ao projeto do senador Randolfe Rodrigues (PLS 262/13) que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana para fortalecer o transporte cicloviário.

De acordo com um dos dispositivos incluídos no projeto, os municípios passam a ter a prerrogativa de disponibilizar à população bicicletas públicas de uso compartilhado. Eles também assumem a responsabilidade de estimular a instalação de ciclovias. A proposição determina ainda que o Plano de Mobilidade Urbana deve contemplar o sistema cicloviário.


A CI aprovou ainda substitutivo do senador Hélio José ao projeto da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que inclui, no Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01), normas para a adoção de práticas de construção sustentável. O projeto estabelece a divulgação de práticas de sustentabilidade ambiental nas edificações, a promoção de campanhas educativas sobre o assunto e a concessão de incentivos fiscais para a construção sustentável, conforme a realidade local.

Também determina que, desde que técnica e economicamente viáveis, serão adotadas práticas de construção sustentável nas edificações de propriedade da União. São práticas de construção sustentável a implantação de telhados verdes e de sistemas de aproveitamento de energia solar, de águas pluviais e de reutilização de água.


Os senadores Ricardo Ferraço e Vanessa Grazziotin parabenizaram o senador Garibaldi Filho pela forma como está presidindo a Comissão de Serviços de Infraestrutura. “A agilidade com que a CI vem analisando as matérias se deve ao esforço árduo e vigoroso de vossa excelência”, opinou Vanessa. “Todos os integrantes da comissão reconhecem a forma equilibrada e firme com a qual os trabalhos da comissão vêm sendo conduzidos”, completou Ricardo Ferraço. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template