acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 28 de julho de 2015

Práticas pedagógicas do RN são apresentadas no maior encontro de professores do país

Pesquisas em fisioterapia, nutrição e pedagogia estão entre projetos selecionados como exemplos de práticas pedagógicas

Cerca de 1,2 mil professores mais bem avaliados da rede de ensino do país participam nesta terça (28) e quarta (29) do Fórum Anual de Docentes da Faculdade Estácio no Rio de Janeiro. O evento acontece pelo 7º ano consecutivo e a edição de 2015 registra uma participação recorde. Do Rio Grande do Norte, treze professores das unidades  Zona Norte, Ponta Negra e Alexandrino estão no evento, que tem como objetivo promover a troca de experiências entre o grupo, além de premiar vários deles que se destacaram no VIII Concurso de Produção Científica da Estácio.

Entre os projetos que serão apresentados como exemplos de práticas pedagógicas do Estado, está o estágio supervisionado dos alunos de fisioterapia da Estácio Ponta Negra. Eles levaram a fisioterapia neurológica para a praia, criando novas possibilidades para a inclusão social dos pacientes, estimulados a sair de cômodos fechados como quarto e sala e foram levados para ambientes externos, para estimular funções psicomotoras.


Também merece destaque a prática de pesquisa e extensão dos alunos do curso de nutrição da Estácio Ponta Negra, que trabalharam com uma ação educativa e análise microbiológica dos utensílios utilizados na feira livre de produtos orgânicos do bairro de Capim Macio. Durante a atividade os alunos orientaram a população sobre a importância dos alimentos orgânicos, distribuíram panfletos e receitas, além de avaliar as condições higiênico-sanitárias de utensílios utilizados na feira. Os comerciantes também foram orientados sobre o crescimento de microrganismos favoráveis às doenças transmitidas por alimentos.

Já a Estácio Zona Norte apresenta a prática desenvolvida pelo curso de pedagogia, realizada entre os alunos do 3º período sobre ação educativa e análise microbiológica dos utensílios utilizados na feira livre e que deve fazer parte da rotina da educação infantil. Além da sensibilização dos alunos quanto à importância do brincar, foram apresentados aspectos sobre a formação do educador infantil brincante, o desenvolvimento da criatividade e a construção de brinquedos não estruturados.

Para o reitor da universidade Estácio de Sá e diretor executivo de Ensino a Distância, Ronaldo Mota, "o evento é parte do processo de construção de uma metodologia inovadora que nos permitirá estabelecer as bases de uma educação de qualidade para muitos, cumprindo a marca acadêmica da Estácio, que é a de conjugar qualidade e quantidade." [por assessoria de imprensa]


©2015 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template