acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Agricultores familiares do RN se reúnem em Natal para discutir melhorias

Durante o evento acontece também uma feira agroecológica, onde os agricultores familiares vão comercializar seus produtos, que são livres de agrotóxicos

Foto por assessoria:divulgação
Cerca de 500 agricultores familiares vindos de 60 municípios de todo o estado estarão em Natal nos próximos dias 22, 23 e 24 para participar da V Feira e Congresso da Agricultura Familiar Potiguar. O evento, realizado pela Fetraf – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, acontece no Caic de Lagoa Nova. Entre os objetivos do evento está promover a socialização e implementação de temáticas e experiências pertinentes à Agricultura Familiar, como agroecologia, educação, recursos hídricos, produção e comercialização, construção de tecnologias de convivência com o semi-árido, juventude e mulheres.

É também objetivo do evento fomentar as organizações dos agricultores familiares para a construção de práticas organizativas que possibilitem um processo de mudança social, econômica e cultural, gerando assim, referência de desenvolvimento sustentável e solidário no RN.

FEIRA

Paralelo ao Congresso, acontece na área externa do Caic a V Feira Agroecológica, onde serão expostos e vendidos os produtos da Agricultura Familiar potiguar vindos de 40 municípios. A ideia é dar visibilidade à população em geral sobre o que está sendo produzido nas áreas manejadas por famílias de agricultores e, com a comercialização, estimular a produção no campo da agroecologia. Os produtos são livres de agrotóxicos.

Feiras com esta veem sendo realizadas pela Fetraf em vários municípios do RN, como forma de estimular os trabalhadores para a abertura de novos espaços onde se possa dar visibilidade ao que é produzido por eles.

Sobre a Agricultura Familiar


Uma das principais lutas dos agricultores familiares é a realização de uma reforma agrária que gere trabalho e renda para eles. Dos 53.306 km2 de todo o território do Rio Grande do Norte 90% estão no semiárido. Nesta área há cerca de 91 mil estabelecimentos agrícolas, sendo 87% de agricultores familiares.

“Existe um grande número de propriedades rurais com baixa ou quase nenhuma renda. Somadas, são quase 64 mil, ou seja, 70% do total. Esse fato nos leva a afirmar que o desenvolvimento do meio rural sustentável e solidário terá que contar, como um dos focos principais, a Agricultura Familiar”, aponta João Cabral, coordenador da Fetraf-RN.

Para tanto, a instituição tem desenvolvido ações que visem o incentivo da atividade, como a criação de cooperativa de crédito agrícola familiar, realização de feiras agroecológicas, programa de convivência com o semiárido, gerenciamento dos recursos hídricos e construção de tecnologias de captação de águas para consumo humano, animal e produção de alimentos e projeto de habitação rural na linha do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template