acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Encontro discute saúde pública em comunidades quilombolas do RN

Sesap discute SUS com comunidades quilombolas da Região do Seridó do RN

Foto: ascomsesap/divulgação
Técnicos da Coordenadoria de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aproveitaram o último domingo (14) para discutir o Sistema Único de Saúde (SUS) com comunidades quilombolas da região seridoense do Rio Grande do Norte.

A convite da historiadora e quilombola de Boa Vista dos Negros, Socorro Cruz, a coordenadora de promoção à saúde, Cláudia Frederico, falou um pouco sobre a história do SUS e como se organiza nos territórios. Já Eufrásia Ribeiro, subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação da Sesap, falou da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que foi instituída em 13 de maio de 2009, e das doenças que prevalecem em negros e pardos, ressaltando a importância da prevenção para cada uma delas, além de apresentar a campanha publicitária contra o Racismo Institucional criada pelo Ministério da Saúde.

Os cineastas da SIEC, Buca Dantas e Geraldo Cavalcanti falaram sobre a utilização da comunicação audiovisual para empoderamento político social do movimento e a técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária da CPS, Dalva Lúcia, apresentou de forma lúdica toda a ação de proteção a saúde que o SUS realiza através da vigilância.

Os representantes das três comunidades também apresentaram um pouco da sua realidade. Com relação à saúde, falaram das doenças que são mais comuns nas comunidades como as cardiovasculares, a anemia falciforme, as doenças de veiculação hídrica e o diabetes. Segundo eles, as crianças estão com a caderneta de vacinação em dia - uma ação do Programa Bolsa Família, pois os beneficiários do programa precisam manter em dia a vacinação das crianças abaixo de 7 anos, pesar, medir e fazer acompanhamento pré-natal. Além disso, relataram o cuidado nas comunidades quanto ao planejamento familiar, a maioria dos casais tem poucos filhos.

Dança do Espontão

Chamou a atenção de todos a apresentação que homens da comunidade Boa Vista dos Negros fizeram com a Dança do Espontão. Homens de todas as idades participaram do momento artístico que mostrou um pouco da riqueza cultural dos povos quilombolas do Rio Grande do Norte.

No evento houve ainda o lançamento do livro "Elos de leite, elos de sangue" da antropóloga argentina
Ana Gretel Echazú.

O Encontro Regional de Saúde da População Negra e Quilombola da 4ª Região de Saúde foi coordenado pelas comunidades Negros da Boa Vista (Parelhas), Negros do Riacho (Currais Novos) e Quilombolas de Macambira (Serra de Santana), com parcerias das respectivas Secretarias Municipais de Saúde, da Universidade Federal do RN, por meio do programa de extensão Tronco, Ramos e Raízes, e da Sesap, através da CPS e da 4ª Unidade Regional de Saúde. Toda a programação aconteceu na quadra do Quilombo de Boa Vista dos Negros, em Parelhas. [Fonte: Sesap RN]


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template