acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 10 de maio de 2015

Um dia especial a mamãe e a todas as mães!

Isolamento e determinação nos 80 anos de vida

Por João Bosco de Araújo
Jornalista boscoaraujo@assessorn.com  

divulgação 
Lembro-me que cerca de dez anos atrás, em um artigo que escrevia para um outro jornal da capital, o  título dizia: “A professorinha isolada”. Contava a trajetória de uma menina-moça que chegava a uma comunidade rural para ensinar as primeiras letras para as crianças do lugar. Passaram-se os anos, porém não poderia deixar passar que no último dia 13 de abril, àquela professorinha aniversariou 80 anos de vida.

É por isso que Alzira Tavares demonstrou desde muito jovem determinação, altivez, garra. Sempre soube o que queria. Aos 18 anos estava casada, pronta para os ensinamentos do lar, mas nem por isso deixou de alfabetizar os meninos e as meninas da localidade por outros anos, ofício que também voltou a praticar tempos depois, na época do Mobral, dessa feita para a alfabetização de adultos. Sem deixar de esquecer que nas horas vagas, o tempo estava ocupado para o trabalho de costureira. Modista de mão cheia, vestiu noivas da região e costurava a própria roupa dos filhos e do marido.

Antes disso, fez seus estudos no Grupo Escolar Senador Guerra e no Educandário Santa Teresinha, amparados pelo empenho caprichoso dos pais Severino e Luzia Tavares que não mediram esforços de educá-la como também a outros três irmãos, com o trabalho de fabricação de chapéu de couro.

Foi com a viuvez que ela se mudou de Caicó para a capital. Nesses últimos 28 anos tem recebido o carinho dos sete filhos e dos quinze netos e mais quatro bisnetos. Mas nem por isso esquece de voltar à sua cidade, nem que seja para comprar carne de carneiro, um de seus pratos prediletos, e anualmente, como peregrina de Sant’Ana para assistir, assiduamente, ao novenário na Catedral, ao lado da amiga e companheira, comadre Amália. Aliás, suas melhores amigas, desde que chegou para ensinar no Umbuzeiro em 1945, continuam  sendo: Amália, um ano mais velha, e Severina Melada, de 90 anos, essa última, imagine só, foi noiva de seu marido Pedro Salviano. Mas isso é romance para outras páginas.

Viajar a Brasília, onde mora seu irmão Chico Tavares, tem sido sua outra alegria, embora com menor freqüência nos últimos anos. Por lá, os quatro sobrinhos lhe cobrem de beijos, a paparicar e fazer seus desejos. É lá, também, que Maria Helena, outra amiga e da família de seu cunhado Chico Salviano, a convida para passear e comer nos restaurantes mais badalados da capital federal. Os álbuns de fotografias dessas ocasiões demonstram sua satisfação de momentos tão significativos em sua vida. Que bom!
 
Tem sido assim, e completar oito bem vividas décadas é mais uma bênção para Alzira Tavares de Araújo, essa fantástica e corajosa mulher, mãe minha e dos meus irmãos: Socorro, Salete, Sônia, Sueli, Gilberto e Flávio, na ordem de nascimento.

Isolada, porque foi ser professora em uma escola afastada da cidade, mas integralmente compartilhada com as causas de sua geração, logo assumindo compromissos importantes para sua pouca idade, numa época em que o desenvolvimento sequer era pauta de discussão, tampouco no interior do país, cujo analfabetismo imperava absoluto. Ainda mais em se tratando de uma região rural, em pleno sertão nordestino.
  
Parabéns Dona Alzira, o isolamento lhe deu oportunidade de crescer e ser útil para o engrandecimento de todos aqueles que viveram e vivem ao seu lado. Que o Pai-Eterno lhe cubra das bênçãos divinas. Amém!

MÃE, MAMÃES: Texto publicado há seis anos, no octogésimo aniversário de Dona Alzira, e agora em homenagem ao Dia das Mães, de todas as mães, aliás, suas filhas, noras e netas que também são mamães!  
   
©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template