acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pequeno Príncipe é tema de palestra sábado (30) na escola de filosofia Nova Acrópole em Natal

Imagem/divulgação
Quem já ouviu as frases do Pequeno Príncipe e ficou encantado? Questionador, altivo, imaginativo e sedento de conhecimentos, o menino que atravessou tantos planetas e conheceu os mais distintos seres, deve ter mesmo muito a dizer! E se além das frases, tão conhecidas, fosse possível mergulhar nos inúmeros símbolos desta história e encontrar elementos que possam ser vividos nos dias atuais? Será possível? Este é o desafio lançado pela Nova Acrópole Natal. Escola de filosofia à maneira clássica que apresenta, neste sábado (30/05), trechos da obra do francês Antoine de Saint-Exupéry com a estudante de filosofia, Lígia Garcia. O encontro ocorre às 19 horas na sede da escola.

Quantas vezes você pensou em largar tudo e correr o mundo em busca de respostas? Afinal, o que estou fazendo aqui? Quem sou? Para onde vou ou por que as coisas são assim? O principezinho também não entendia e não se conteve em busca de respostas. Investigar aquilo que ele não entendia era o motor do personagem principal desta história, da mesma forma que fizeram os filósofos ao longo da história. “Essas eram as mesmas perguntas do príncipe, respostas que ele encontrou dentro dele ao longo da jornada”, explica Lígia.

Entre os símbolos mais marcantes desta história estão os baobás! Essa árvore frondosa pode ser um problema para quem habita em um planeta tão pequeno. O principezinho tinha verdadeiro pavor aos Baobás e buscava de todas as formas combatê-los, principalmente quando ainda eram pequenos.

E nos dias atuais, o que são os baobás? De acordo com a palestrante, os baobás são como os nossos defeitos, vícios, traumas, medos, tudo aquilo que nos impede de caminhar. “É a nossa susceptibilidade, e de fato, se não forem arrancados enquanto novos, depois é quase impossível, pois eles ganham cada vez mais força”.

Dominar os próprios defeitos, observar o que a natureza pode ensinar com seus ciclos e movimentos, com todas as suas diferenças e com a unidade que garante a todos um lugar, são mensagens que povoam as páginas desta obra. “As tradições antigas dizem que o ser humano se caracteriza pela busca de virtudes, valores e sabedoria. E o Pequeno Príncipe vai falar exatamente sobre isso”, pontua a estudante.

Sobre a obra

O Pequeno Príncipe é o livro francês mais vendido no mundo, a 3ª obra literária mais traduzida, ficando atrás apenas da Bíblia e do Alcorão.  Foi escrito por Antoine de Saint-Exupéry, um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra que morreu um ano após a publicação do livro sem ter visto o sucesso do mesmo. O livro conta a história de um aviador que durante uma pane no deserto de Saara é acordado pelo Pequeno Príncipe lhe pedindo para desenhar um carneiro. O Principezinho havia deixado seu planeta onde vivia apenas com uma rosa orgulhosa e vaidosa. Andou pela galáxia e assim conheceu vários personagens inusitados.

Sobre a Nova Acrópole


A Nova Acrópole é uma Organização Internacional que promove o curso de filosofia prática, presente em Natal há 10 anos. Atualmente, a Escola localiza-se na Rua Trairi, 516 em Petrópolis.

Contato: (84) 3211-0748 / 8602-5498
Relações Públicas: ingridgurgelsm@gmail.com

Site: www.acropole.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/NovaAcropoleNatal
Instagram: nova_acropole_natal

Adriana Keller
Comunicação e Marketing
[adriana@bponto.net]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template