acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 26 de maio de 2015

O Nordeste 60 anos depois será discutido em evento a ser aberto nesta quarta no RN

Seminário Social Regional vai reunir mais de 400 pessoas

Cartaz/divulgação
Começa às 19 horas desta quarta-feira, 27, o Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências”, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. O evento é organizado pela Arquidiocese de Natal, pelo Observatório Social do Nordeste (OBSERNE) e Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS). A solenidade de abertura contará com a presença do Arcebispo de Natal e presidente do OBSERNE, Dom Jaime Vieira Rocha; do Ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger; do vice governador do Estado, Fábio Dantas; Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, da CNBB; Dom José Luiz Ferreira, bispo de Pesqueira (PE) e referencial para as pastorais sociais do Regional Nordeste 2, da CNBB, entre outras autoridades.

Ainda na noite desta quarta-feira, serão lançados quatro livros: “Reedição dos Anais do primeiro e do segundo Encontro de Bispos do Nordeste”, “Obra Autobiográfica de Celso Furtado”, e “Anos de formação (1938 – 1948)”.

Debates

A primeira conferência do evento será realizada às 9 horas, da quinta-feira, abordará o tema central do Seminário, e terá como expositora a economista e professora da UFPE, Tânia Bacelar. A programação segue até sexta-feira, 29, com várias conferências, que debaterão questões sociais relacionadas à Região Nordeste.

Mais de 400 pessoas, entre representantes da Igreja Católica, de movimentos sociais, de organizações governamentais e não governamentais, e de universidades do Nordeste, se inscreveram para participar do Seminário.

Agenda 2016

O Seminário terá como foco os desafios e as perspectivas de construir uma agenda de trabalho para 2016, em vista aos 60 anos do primeiro encontro dos bispos da Região Nordeste, realizado em 1956, na cidade de Campina Grande (PB). Várias iniciativas, visando o desenvolvimento do Nordeste, nasceram daquele encontro, em 1956. Uma delas foi o Grupo de Trabalho pelo Desenvolvimento do Nordeste, que originou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). O evento também marcará a abertura das atividades do Observatório Social do Nordeste.

A programação completa está disponível no site da Arquidiocese de Natal, no link: http://arquidiocesedenatal.org.br/seminario-regional.

Assessoria de Comunicação
Arquidiocese de Natal
(84) 3615-2800/ 9968-6507
pascom@arquidiocesedenatal.org.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template