acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ministério da Saúde investiga casos de doença exantemáticas

O Ministério acompanha a situação e participa da investigação dos casos de doença exantemáticas para definir os agentes causadores e adotar ações de vigilância, prevenção e controle complementares no país.  

Após investigações de equipes do Ministério, secretarias de saúde e especialistas colaboradores, análise feita pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA) apresentou amostras com resultado preliminar de Zika Vírus. Essas amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) para avaliação. A confirmação da circulação do Zika vírus no Brasil ocorrerá somente após o laudo do laboratório de referência ratificando os achados do ICS/UFBA.
O Zika Vírus tem evolução benigna, caracterizada por febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores em articulação) e exantema maculo-papular (erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A doença tem um período de incubação de aproximadamente 4 dias e os sinais e sintomas podem durar até 7 dias. No entanto, a maior parte dos casos não apresenta sinais e sintomas e não há registro de morte associada. O vírus é transmitido por meio da picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Por esse motivo, as medidas de prevenção e controle são as mesmas já adotadas para a dengue e chikungunya. [Portal Saúde > Saiba mais]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template