acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de maio de 2015

Entrevista com Dom Eugênio é transformada em livro; jornalista vem ao RN para lançamento nesta quinta

Entrevista em inglês, nunca publicada, foi concedida em 1963 ao jornalista norte-americano Michael Murphy

Convite/divulgação
“Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é o título do livro que será lançado nesta quinta-feira, 21, às 19 horas, no auditório da Casa da Indústria, da FIERN, em Natal. O livro é a publicação de uma entrevista feita em 1963, pelo  jornalista norte-americano Michael Murphy, ao então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales.

A entrevista feita em inglês, e nunca publicada, agora se transforma no livro. O texto foi traduzido pelo professor da USP e jornalista Manuel Carlos Chaparro e pela americana Camy Harland Condon. Ela foi voluntária do Papa, em Natal, na década de 60.  O livro foi organizado por Safira Bezerra Ammann, Marcos José de Castro Guerra e por Otto Euphrásio de Santana. 

Participarão do lançamento, além dos organizadores e dos tradutores do livro, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e o jornalista Michael Murphy, autor da entrevista.

O livro
“Dom Eugênio Sales em Natal – fé e política” é um livro com 187 páginas, divididas em quatro capítulos. O primeiro trata da situação econômica e social da Região Nordeste, no início da década de 60. O segundo e o terceiro tratam do Movimento de Natal (série de ações sociais desenvolvidas pela Arquidiocese de Natal). E o quarto capítulo destaca a ação dos padres, religiosos e leigos, em Natal, na época.

Dom Eugênio Sales
Natural de Acari (RN), Dom Eugênio foi bispo auxiliar (1954–1962) e Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal (1962-1965). Em seguida, foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de Salvador (BA) e, em 1969, Arcebispo da mesma Arquidiocese e primaz do Brasil. Dom Eugênio foi nomeado cardeal também pelo Papa Paulo VI e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 1971, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001. Ele faleceu em 9 de julho de 2012, no Rio de Janeiro.

Americano Michael Murphy
Nascido nos Estados Unidos, Michael Murphy é mestre em Sociologia e Filosofia e doutor em Ciências Sociais. De 1961 a 1964, trabalhou em Natal como diretor da Catholic Relief Services, no Nordeste, e de 1964 a 1967, na sede da instituição, em Nova York. Atualmente, reside em Maryland, nos Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação da
Arquidiocese de Natal (84) 3615-2800
pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template