acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de maio de 2015

Encontro de agricultores no RN gera expectativa para evento do Grito da Terra

Cerca de 2 mil agricultores são esperados na 17ª edição do Grito da Terra RN

Foto por assessoria: divulgação
Uma grande mobilização está sendo realizada nos nove polos sindicais pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN para a 17ª edição do Grito da Terra RN que será realizado no dia 20 de maio, no Centro Administrativo de Natal. A expectativa da entidade é contar com a participação de aproximadamente 2 mil agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A pauta de reivindicações do meio rural foi entregue (foto) ao governador Robinson Faria, ao Secretário de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, ao Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Canindé de França, ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton e a Secretária da Juventude, Maria Divaneide Basílio, no dia 10 de abril, durante uma audiência no auditório da Governadoria.

Nas últimas semanas, membros da diretoria e assessores da Fetarn estiveram reunidos com as principais secretarias do Estado, além de órgãos ligados ao meio rural como INCRA, INSS e EMATER, para debater os pleitos da pauta.


“O Grito da Terra é um evento que ocorre nacionalmente e em todos os estados brasileiros. A pauta reúne importantes reivindicações do meio rural com demandas hídricas, de educação, saúde, segurança, entre outros aspectos centrados na agricultura familiar. É de fundamental importância estimular esse debate com o poder público”, afirmou o Secretário de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa.
Entre os principais pontos da pauta estão ações emergenciais como a reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o semiárido; abastecimento de água para municípios em estado de emergência, implementação do fundo de convivência com o semiárido, construção de 8 mil cisternas de placas e 6 mil do tipo calçadão, perfuração, instalação ou recuperação de 300 poços tubulares e atendimento de 75 mil cotas do Programa Garantia Safra.

O documento solicita ainda a garantia da conclusão e do funcionamento da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, recuperação de estradas imprescindíveis para o escoamento da produção, isenção fiscal de ICMS para insumos agrícolas e ração animal para os pequenos agricultores, reestruturação da assistência técnica e contratação por meio de concursos públicos de novos profissionais, regularização fundiária de 13 municípios das regiões do Mato Grande e Alto Oeste, ratificação dos títulos de propriedades da Serra de Santana, além de ações relacionadas à habitação rural, jovens e mulheres, segurança, recuperação e construção de escolas no campo, creches e centros de inclusão digital.   

O Governador Robinson Faria se comprometeu a comparecer às 11h, no dia 20 de maio a mobilização do 17º Grito da Terra Rio Grande do Norte com respostas as reivindicações. “Muitas das solicitações da pauta já estão em andamento. Infelizmente os recursos são escassos e recebemos uma herança difícil do governo anterior, mas reafirmo o compromisso do nosso governo com o meio rural”, concluiu. [por Tarcyla Costa]

[tarcycosta@hotmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template