acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 25 de abril de 2015

Tese de doutorado da Unicamp tem como pesquisa pessoas com doenças falciformes do RN

Tese pesquisa pacientes falcêmicos assistidos nos hemocentros do RN

Reconhecido como uma instituição que fomenta o ensino e a pesquisa científica nas áreas de hematologia e hemoterapia, o Hemocentro do RN foi área de estudo de uma tese de doutorado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o tema “Fatores associados à variabilidade clínica dos pacientes com doenças falciformes provenientes do estado do RN”, a tese de Thales Allyrio Fernandes defende que as doenças falciformes apresentam heterogeneidade fenotípica substancial e vários fatores, tanto genéticos quanto ambientais, contribuem para esta variabilidade e que a co-herança com a talassemia alfa e os haplótipos beta S são considerados importantes modulares genéticos da doença, mas outros fatores hereditários podem também influenciar os perfis clínicos e laboratoriais dos pacientes.

Para subsidiar a pesquisa foram analisados 155 indivíduos não aparentados, 82 homens e 73 mulheres com idade variando de 7 meses a 48 anos, atendidos no Hemonorte, em Natal, e no Hemocentro de Mossoró, centros de referência ambulatorial para os portadores de doenças hematológicas, entre elas a anemia falciforme.

De acordo com o Ministério da Saúde, nascem por ano no Brasil cerca de 3.500 crianças portadoras da doença e que atualmente o país possui entre 25 mil a 30 mil pacientes com anemia falciforme fazendo acompanhamento nos centros de referência. [por Sesap Comunicação]


ascomsesap2@gmail.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template