acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 5 de abril de 2015

Saúde alimentar: Tenha uma Páscoa sem exageros

Páscoa sem exageros

A época de páscoa é sempre recheada de chocolates. Não podemos negar que é uma delícia, mas os chocolates são alimentos ultraprocessados e podem conter alto teor de açúcar e gordura. É preciso consumi-los com moderação. Uma alimentação saudável e equilibrada deve ser seguida o ano inteiro, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O guia enfatiza a qualidade do alimento e não recomenda quantidades específicas, tendo em vista que as necessidades nutricionais de cada pessoa são muito variáveis, e devem ser definidas por profissional de saúde. A regra de ouro é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

O cacau é um alimento muito saudável e possui vários benefícios. No entanto, ovos de chocolates podem provocar doenças crônicas como diabetes e obesidade devido ao excesso de açúcar e gordura. Quem procura opções mais saudáveis deve optar por chocolates caseiros, preparados em casa, sem aditivos, com baixo teor de açúcar e com alto teor de cacau (acima de 70%).

Crianças menores de dois anos devem evitar o consumo de guloseimas, incluindo chocolate, nos primeiros anos de vida. O consumo destes alimentos está associado à anemia, ao excesso de peso e às alergias alimentares. [Blog da Saúde > Saiba mais]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template