acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Participantes de simpósio no RN defendem mudanças no sistema de financiamento de campanha

I Simpósio Norte-Rio-Grandense de Ciências Jurídicas-Políticas, no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN)

Foto por assessoria: divulgação
O repúdio ao financiamento de campanha pelas empresas privadas, nos moldes atuais, marcou a abertura do I Simpósio Norte-Rio-Grandense de Ciências Jurídicas-Políticas, realizada na noite desta quinta-feira (9), no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

O evento contou com as presenças do senador Garibaldi Filho, do reitor Daladier Cunha Lima, do deputado federal Rafael Motta, do coordenador do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), Carlos José Cavalcanti de Lima e do presidente da OAB-RN, Sérgio Freire.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Jurídico-Políticas, o evento foi coordenado pelos advogados Marcos Lacerda Almeida Filho e Carlos Roberto Pinto Lopes. Além do financiamento de campanha, outros pontos bastante discutidos entre os debatedores e os estudantes participantes foram a participação das mulheres na política e a fragilidade dos partidos.

“É urgente a necessidade de alterar o sistema que rege os partidos brasileiros. Atualmente as agremiações partidárias são protagonistas de uma farsa política: aparentam democracia interna para satisfazer as exigências legais, mas são dirigidos pelas cúpulas. Os filiados, hoje, nada mais são do que figurantes cartorários”, comentou Garibaldi Filho, que coordenou os debates no primeiro dia do Simpósio.

Em sua intervenção, o presidente da OAB-RN, Sérgio Freire, defendeu projeto de iniciativa popular para a reforma política. Além de posicionar-se contra o financiamento privado de campanhas, ele falou a respeito da paridade de gêneros e do fortalecimento dos mecanismos legais que possibilitam uma participação maior da sociedade nas decisões de interesse do país. [por assessoria de imprensa]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template