acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Artigo destaca obra educadora de Dom José Delgado, primeiro Bispo de Caicó

Um homem à frente de seu tempo

Por Fernando Antonio Bezerra*

Fui aluno do Educandário Santa Teresinha nos anos 80 e, por vezes, encontrei um homem idoso, bastante sereno sendo hóspede das freiras do Amor Divino em Caicó. Era Dom José de Medeiros Delgado que regressava algumas vezes para pregar retiros, momentos de formação e lançar livros. Sabia que se tratava de Dom Delgado, mas, confesso-lhes, não conhecia, naquela época, a dimensão histórica e a extraordinária obra religiosa e social daquele que foi o primeiro Bispo da Diocese de Caicó.

Dom José de Medeiros Delgado, apesar de laços familiares no Seridó, nasceu na Paraíba, em 28 de julho de 1905, na zona rural do Município de Pombal, atualmente Município de Malta–PB. Era filho de Manoel Porfírio Delgado e Francisca de Medeiros Delgado. Foi ordenado sacerdote no dia 2 de junho de 1929 e empossado como Bispo da Diocese de Caicó em 26 de julho de 1941.

Foi um grande construtor. Estruturou não apenas a Diocese, mas fixou obras para a edificação humana. Foi um peregrino ao sair pelas fazendas em busca de donativos. Construiu amizades, inclusive, com líderes do protestantismo, algo difícil para aquele tempo.

Em Caicó, seu episcopado foi de 1941 a 1951. Em seguida, foi nomeado Arcebispo de São Luis-MA e por lá ficou de 1951 a 1963 quando foi transferido para a Arquidiocese de Fortaleza-CE, onde permaneceu até 1973. Mesmo sendo Arcebispo Emérito de Fortaleza preferiu residir em Recife-PE e escolheu a Matriz de São José, antiga Capela do Seminário Santa Cura D’Ars, em Caicó, para abrigar seu túmulo.

Dom Delgado, como assim foi chamado ao longo de seu pastoreio, faleceu no dia 8 de março de 1988. Foi, seguramente, um dos maiores líderes da Igreja Católica no Brasil, inclusive, um dos fundadores da CNBB. Ainda hoje é lembrado por seu protagonismo social e pela firmeza de suas posições.
Dom Delgado não foi apenas o fundador do Ginásio Diocesano Seridoense, Seminário Santo Cura D'Ars, Escola Prevocacional de Caicó e a Escola Doméstica Popular Darcy Vargas. Já seria muito, mas ele fez mais! Dom Delgado, seguramente, é o maior construtor de escolas da história do Seridó.

A Professora Paula Sônia de Brito (UFRN), em trabalho de pós-graduação, elencou a gigantesca obra de Dom Delgado no Seridó: “Escola dos Pobres São Vicente de Paulo (Jucurutu); Escola Diocesana Seridoense (Jardim de Piranhas); Escola Pio X (Florânia); Escola de Menores Tomaz Sebastião (Acari); Escola Nossa Senhora das Vitórias (Carnaúba dos Dantas); Escola Nossa Senhora dos Remédios (Cruzeta); Escola Divino Espírito Santo (Ouro Branco); Escola Paroquial São José (São José do Seridó); Escola Rural Jardim Seridoense (Jardim do Seridó); Escola Rural Lagoanovense (Lagoa Nova); Escola Rural Serranegrense (Serra Negra do Norte); Escola Rural Santa Teresinha (São João do Sabugi).” Mesmo hoje, com as facilidades contemporâneas, dificilmente, no mesmo período, alguém faria tanto!

Onde passou edificou obras relevantes e teve uma destacada atuação. Em São Luis, por exemplo, foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia que logo se transformou no embrião da Universidade Federal do Maranhão. Em Fortaleza, dentre outros, reabriu o Seminário Regional Nordeste I; fundou o Centro de Treinamento Frederico Ponte, em Pacatuba; revitalizou o Banco Popular de Fortaleza. Foi, por onde passou, administrador competente, pastor dedicado, pregador coerente e corajoso defensor da Igreja.

Escolheu o Seridó a terra mais amada para, nela, repousar seus restos mortais e, por ela, pela crença dos mais crentes, continuar intercedendo pelo que, em vida, conseguiu milagrosamente edificar. Dom Delgado foi, decisivamente, um homem à frente de seu tempo. Merece mais homenagens!

*Fernando Antonio Bezerra é seridoense de Caicó

- Com post na página do Bar de Ferreirinha
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template