acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 12 de março de 2015

Festa Sant’Ana 2015 celebra 75 anos de instalação da Diocese de Caicó; evento vai até 2 de agosto




Banner jubileu/divulgação
O período da Festa da Padroeira Sant’Ana de Caicó 2015 será de 23 de julho (quinta-feira) a 02 de agosto (domingo). A confirmação está na programação do Jubileu dos 75 anos de criação e instalação da Diocese caicoense, com a comemoração iniciada em novembro de 2014 e segue até julho de 2016. Portanto, na festa deste ano serão celebrados os 75 anos de instalação canônica da nova Diocese. Assim, os peregrinos devotos de Sant’Ana, caicoenses ausentes e visitantes da cidade têm como se programar para participarem do evento, que em outros locais o encerramento ocorre no dia em homenagem a Santa Ana e seu esposo São Joaquim, 26 de julho.

Jubileu de Brilhante
 
A Diocese de Caicó foi criada em 25 de novembro de 1939, porém sua instalação canônica ocorreu em 28 de julho de 1940, no domingo de encerramento da festa. Com sua criação, ela ficou desmembrada, integralmente, da então Diocese de Natal, mas pertencendo à Província Eclesiástica da Paraíba. Foi só em 16 de fevereiro de 1952, quando Natal foi elevada a Arquidiocese, que a Diocese de Caicó passou a fazer parte da Província Eclesiástica de Natal.

O primeiro bispo diocesano de Caicó foi Dom José de Medeiros Delgado, paraibano de Pombal, ordenado bispo aos 29 de junho e sua posse na diocese ocorreu na antevéspera do aniversário de seus 36 anos de nascimento, em 26 de julho de 1941, na Festa de Sant’Ana. Dom José Delgado faleceu em Recife (PE), em 9/03/1988 e seus restos mortais estão sepultados na Igreja Matriz de São José, em Caicó. Atualmente, Dom Antônio Carlos é o 7º bispo diocesano de Caicó.

- Veja aqui a programação dos 75 anos da diocese

> Confira aqui a programação oficial da festa deste ano de 2015

Confira, abaixo, a Oração pelo Jubileu:
Pai Querido, Filho Amado, Espírito Consolador, celebrando os 75 anos da nossa Diocese de Caicó, nosso jubileu de brilhante:

Queremos vos agradecer por tantos homens e mulheres: bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas que deram e continuam dando a sua vida e o seu testemunho para que a Alegria do Evangelho se expanda nessas terras do Seridó.

Queremos vos pedir perdão pelas nossas infidelidades, pelas vezes que não fomos uma Igreja de portas abertas, uma Igreja em saída, sobretudo em direção às periferias geográficas e existenciais.

Queremos vos pedir para que assim como o brilhante é o diamante mais belamente lapidado, que nós, a exemplo da Senhora Sant’Ana, sejamos uma concha que carrega a pérola, que  é Maria,  apontando para o  tesouro do Reino, que é Jesus.

Somos muito gratos porque transformastes as nossas poucas folhagens e poucas sombras em barragens, poços e cisternas de esperança, fazendo-nos passar da dor para a alegria, subindo os nossos serrotes em direção a vós, cristalizando este diamante sob altas pressões e temperaturas da religiosidade e da fé.

Queremos vos pedir para sejamos lapidados pela vossa graça e nossa diocese seja cada vez mais a família dos filhos de Deus, propiciando a cultura do encontro.

Derrama sobre nós a chuva tão desejada do vosso amor para que umedecendo o sertão do nosso coração, faça renascer a caatinga do amor, da fé e da esperança.

Não a nós, Senhor, mas a vós damos a glória pelas bodas de brilhante de nossa querida diocese de Caicó, esta casa fraterna, onde não estamos sós no sertão do Seridó.

+ Antonio Carlos, msc
Bispo Diocesano de Caicó

Conheça a aqui a história da Igreja em Caicó, desde a freguesia de Sant’Ana.

   
©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template