acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 16 de março de 2015

Febre Chikungunya: Quem sentir os sintomas da doença deve procurar imediatamente uma unidade de saúde


A febre chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. E é nesta época do ano que as chances de contaminação aumentam, já que o clima quente e úmido favorece a reprodução do mosquito. Quem sentir dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações e febre, deve procurar uma unidade de saúde imediatamente, conforme explica o coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.

"Uma parcela pequena dos pacientes, principalmente nos pacientes mais idosos, eles podem desenvolver uma forma crônica. Ou seja, essa dor articular intensa pode persistir por mais de 3 meses. Esse é o principal problema que se observa a chikungunya. Que aí vai exigir uma atenção diferenciada, esse paciente vai exigir cuidado de fisioterapia, de reabilitação postural. Por isso que é importante o atendimento precoce pelo profissional de saúde e uma atenção maior principalmente para esses grupos etários extremos, adultos e crianças".

Para combater o mosquito transmissor da chikungunya é preciso eliminar os criadouros evitando acumular água nos pratinhos de plantas e nas calhas, guardar as garrafas de cabeça para baixo, colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados e manter a caixa d'água e piscina tampadas. [Karina Chagas para a Web Rádio Saúde > Ouça reportagem]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template