acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 4 de março de 2015

Caicó sedia dois grandes eventos anuais e os táxis ainda rodam sem taxímetros

Taxistas caicoenses trabalham sem taxímetro e cobram criação de cooperativa
 
Foto: blog glaucia lima
Já parou para imaginar quantos taxistas possuem em Caicó? Segundo um deles, Rafael Medeiros, 27 anos, a conta está baseada em cerca de 400. Isto mesmo, 400 taxistas! O surpreendente número pode ser mensurado através das cinco principais praças da cidade: Rodoviária, Mercado Público, Escola Estadual Senador Guerra, Hotel Guanabara, Hospital Tiago Dias e Praça Manoel Félix.

Apesar de tamanha representatividade, a classe não possui um sindicato ou cooperativa que lute por seus direitos, o que dificulta a conquista por melhorias na área.

Em cidades com número superior a 50 mil habitantes o uso do taxímetro é obrigatório. Ao regulamentar a profissão de taxista no Brasil em agosto de 2011 (Lei Federal 12.468), a presidente Dilma Rousseff (PT) oficializou também o uso do taxímetro. A medida já vigora, mas não é praticada em Caicó. [jornalista Gláucia Lima em sua página > Leia mais]


Eventos merecem mais atenção   

A propósito, a cidade de Caicó tem dois grandes eventos por ano, o Carnaval e a Festa da Padroeira Sant’Ana, em julho, e se for analisar em termos de estrutura ainda está muito longe dessa realidade. Aliás, comenta-se que no carnaval deste ano ao desembarcarem de aeronaves, no aeródromo, os passageiros algumas vezes foram obrigados a pular a cerca de arame que protege o campo de pouso, porque o portão fica fechado com cadeado e não tem quem abra.

Já em relação à festa da padroeira, outra observação diz respeito à divulgação do calendário que apenas é conhecido poucos meses antes do evento, dificultando operadoras de turismo e até mesmo quem se programa para marcar as férias no trabalho. O ideal, segundo se analisa, seria os próprios organizadores marcarem o próximo período no encerramento do atual.

Este ano de 2015, por exemplo, a festa de Caicó vai ser igual a de Currais Novos, encerrando-se no domingo, 26 de julho, dia em homenagem a Sant’Ana?
 
É assim que o peregrino se programa e calcula que em Caicó o encerramento seja no domingo, 2 de agosto. Este fato se repete há mais de 50 anos, quando a festa da padroeira da cidade passou a ser diferente das outras onde o encerramento ocorre dia 26 de julho, e aconteceu pela primeira vez na administração do então Padre Galvão, Pároco da Catedral no final dos anos 1950, segundo o próprio revelou, certa vez, a este blogueiro, em matéria para o Diário de Natal.
 
©2015 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template