acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Milho pode ter preço subsidiado em municípios nordestinos e área da Sudene

Governo deverá priorizar renovação do subsídio ao preço do milho

Foto por assessoria: divulgação
O governo federal deverá subsidiar o preço do milho nos municípios que fazem parte da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11) com a presença do senador Garibaldi Alves Filho e de integrantes da bancada federal do RN, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, se comprometeu a conversar com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, para tratar do assunto.

O primeiro passo para que o milho volte a ser vendido a preço subsidiado é a recomposição do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (CIEP). Essa é a instância que delibera a respeito da definição de preços dos estoques públicos de alimentos. Com as alterações nas equipes dos ministérios, o CIEP precisa ser recomposto. Ele é constituído pelos ministros da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário e pelo chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Quando o CIEP estiver novamente instalado, o assunto será discutido e poderá ser emitida nova portaria ou prorrogada a anterior para subsidiar o preço do milho. A última prorrogação foi até o dia 31 de dezembro passado. Segundo o senador Garibaldi Alves, o problema tem que ser resolvido o mais rapidamente possível, pois os criadores e as cooperativas e agroindústrias de pequeno porte que utilizam este grão na ração animal não estão suportando o aumento ocorrido quando o subsídio deixou de ser oferecido ao produto.

Os senadores Garibaldi Alves Filho e Fátima Bezerra e os deputados federais Walter Alves, Beto Rosado, Felipe Maia e Rafael Motta tem conversado com várias autoridades federais para tentar reincorporar o subsídio ao preço do milho. Além da conversa com Patrus, eles também já trataram do assunto com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e com o presidente da Conab, Rubens Rodrigues. [por assessoria de imprensa]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template