acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 22 de fevereiro de 2015

As mil nem que fosse uma utilidade do sabugo de milho na vida do sertanejo

SABUGO DE MILHO

Por Geraldo Anízio*

Foto com pesquisa no Google
O  sabugo  é produto natural sustentáculo da espiga com os respectivos caroços de milhos. Por muito, e muitos anos, o sabugo serviu de ração para o gado. Leve e de muita utilidade, o sabugo serviu para tampas de garrafas, como enfiador de agulhas, tampar barris com água, como boia e, sobretudo, para limpar o anus no tempo em que não havia papel higiênico.

Os mais velhos contam sobre  a importância do sabugo nas necessidades fisiológicas. Sacos de sabugos eram aproveitados para o uso familiar quando estes passavam festas de padroeiras na rua, como se dizia antigamente. O Sr. Hennes do sítio Retiro, município de Timbaúba dos Batistas, contou, por verdade, que uma família da época havia juntado uns três sacos de sabugos para serem usados no decorrer da estada da festa de Santana.

Aconteceu quando a família estava vindo para à festa, nisso perceberam de ter deixados para trás os sabugos! Um deles voltou com o carro de boi para trazer os sacos deixados na casa da fazenda.

Naquele tempo, quem andava pelos sítios era comum se limpar com pedras, folhas  e sabugo quando levava no bolso.  Ainda diziam que o sabugo  coçava, penteava e limpava ao mesmo tempo. Eita!

Em Rondônia ainda presenciei nos anos 90 pessoas com sabugos nos bolsos e papeis de palha de milho para cigarros de palhas.

*Texto com postagem na página do autor.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template