acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Artigo de Flávio Rezende: Vou revelar para vocês meu problema com o PT

Por Flávio Rezende*
 
Chego neste começo de 2015 a 53 anos e seis meses de vida. Quando bem jovem, não era comum meus amigos terem gosto por política. Comecei a ter muito cedo. Lembro que fui orador do meu pré em 80, no IMA, quando o presidente era Figueiredo e o governador era biônico, naquele tempo Lavoisier Maia, pai de uma das amigas formandas.
 
No púlpito da igreja do Instituto Maria Auxiliadora, diante do então governador, das freiras, familiares e convidados, fiz um discurso político, incisivo, a anistia fazia meses tinha sido decretada, o clima já era de distensão, mas todo cuidado era pouco e ninguém ousava tocar no assunto abertamente. Todos ficaram boquiabertos. Papai me deu uns carões e, internamente, gozava com minha ousadia.
 
Com o tempo fui gostando dos comunistas, dos socialistas, lendo tudo que aparecia, participando de movimentos, greves na UFRN, passeatas e com o surgimento de Lula e dos movimentos grevistas em São Paulo, fui tomado por intensa paixão. Tudo ligado a Lula me embriagava, como jornalista fazia questão de cobrir suas passagens por Natal, o entrevistando em comício no Alecrim. Era da minoria, vestia camisa, empunhava bandeira e lembro-me de ter participado de uma das primeiras reuniões da fundação do partido aqui em Natal, numa salinha num primeiro andar perto da Igreja do Galo.
 
O tempo passou e participei das campanhas debatendo, escrevendo artigos, brigando com todo mundo que não era lulista/petista, chegando a ficar com amizade arranhada com muitas pessoas, pois brigava, chorava, esperneava e não acreditava nunca que nem Lula e nem ninguém do PT e nem o partido enquanto instituição política pudesse cometer de forma nenhuma nadica de nada de errado, o PT e Lula eram sagrados, incapazes de malfeitos, pois tudo que ouvia, lia e acreditava era que tudo aquilo tinha surgido justamente para fazer o contraponto das maldades que faziam com os trabalhadores, com o povo, com as instituições etc.
 
Apesar de nunca ter pensado em ter uma atuação política como vereador ou outro espaço qualquer e nem de ocupar cargos em nome do partido, minha paixão era por um ideal, pela loucura que sempre tive pelo povo, de ajudar, de ser útil, tanto que desenvolvo um trabalho social há 25 anos sem nunca em tempo algum ter recebido um só centavo por isso e nem ter pedido voto para seu ninguém atrelando meu trabalho social aos meus gostos pessoais, por ter a consciência que isso é uma coisa minha, pessoal, mais ligado ao espiritual que propriamente ao político, creditando ao espiritual no que diz respeito a achar que tenho que fazer algo pelo semelhante independente de quem o faça institucionalmente ou pessoalmente.
 
E esse amor pelo PT foi indo até um dia desses, parecia cego, numa confraria que ia todos os dias numa padaria, brigava, saia puto da vida quando confrontado com o julgamento do mensalão. No meu entender Lula era vítima, todos estavam sendo injustiçados, até que comecei a chegar a casa mais cedo para acompanhar atentamente o julgamento.
 
 
Ali vi que tudo se encaixava, que não tinha conversa de mídia golpista, de manipulação, as coisas foram clareando, a mente foi abrindo, comecei a perceber que todo o discurso que acreditava estava ruindo, o partido tinha optado por ter apoio de sua base aliada através da compra dos seus representantes, que o dinheiro saia de ministérios, bancos, não conseguia acreditar, os acusados confessavam, eu ia ficando pasmo, sem graça, internamente acabado, como isso era possível, como Lula tinha aprovado isso, como Dirceu, a quem admirava demais, Genoíno, meus heróis, almas boas, podiam concordar com isso?
 
Depois comecei a entender tudo, alianças com pessoas totalmente desqualificadas, nossos antigos inimigos, como justificar ser aliado de gente como Maluf, Collor, Sarney? Como justificar um turbilhão de evidências que foram surgindo?
 
A cada dia fui percebendo o jogo de palavras, as conversas fiadas, contradições, Lula dizia uma coisa num lugar, outra noutro, as desculpas amarelas, sem liga, uma hora aceitou e pediu perdão, noutra negou e culpou o tribunal, no Brasil diz uma coisa, no exterior outra, chegou até a negar proximidade com os acusados, tantas discrepâncias, ai fui desmontando o castelo de sonhos, fui cedendo a realidade e de lá para cá, a cada dia, surgem novos casos dando a real dimensão dos desvios, dos erros, dos malfeitos, das cagadas e maldades que todos fizeram.
 
No meio desse turbilhão os companheiros começaram tentando segurar a onda: é à direitona sacana, a mídia, a elite paulista, são os capitalistas, a CIA, os Estados Unidos, querem o petróleo, a Amazônia, querem isso, aquilo e eu vendo cada dia mais coisas concretas. Eles com conversa fiada e a Polícia Federal e o MP com a realidade dos fatos invadindo casas, mostrando provas, ligações, depósitos, contas no exterior. Ai começou: não tem nada com o PT, estamos vendo, apurando, nunca antes investigaram tanto, rapaz quanta inocência, quanta desculpa amarela.
 
Agora dizem que sempre roubaram, que os outros também são ladrões, ora, os outros eu sabia, era PT o tempo todo por saber dos outros, não precisa falar deles, quero saber de quem se apresentou para fazer diferente, ganhando nossa simpatia, nosso apoio, nosso sangue. Não votava neles, não os apoiava, já sabia quem eram.  Triste saber agora saber que quem atacava imitou no lugar de cumprir o prometido e ampliou e aperfeiçoou os procedimentos corruptos ao grau de excelência máxima, nunca antes postos em prática neste País.
 
Estou completamente decepcionado. Perdi a esperança,
pois não tenho amor pelos outros, apenas nutro simpatia pela Marina Silva. O envolvimento criminoso do PT nos remete a todos os setores da economia, a todos os ministérios, não tem um lugar virgem, não tem uma área onde os ratos não tenham atuado e tenho absoluta certeza que nada, nada disso aconteceria sem o consentimento, aprovação da alta cúpula, especialmente Lula e agora Dilma.
 
Percebemos com olhos de ver que Lula e Dilma mentem descaradamente, buscam de todas as formas maquiar os malfeitos, nos bastidores existe intenso movimento de abafa e o discurso público é de apuração e elucidação, quando vemos que é tudo jogo de cena.
 
Perdi minha paixão, perdi meu amor, perdi meu discurso. Em minha opinião o PT governaria e teria apoio por fazer o certo, estaria sempre ao lado do povo, suas condutas seriam sempre absolutamente corretas, nunca, jamais na história deste país poderia haver compra de votos, desvio de recursos para pagamento de campanhas, caixa dois, indicações de ministros por questões políticas, os indicados seriam os mais técnicos e conhecedores de suas áreas, os cargos comissionados seriam de pessoas capazes, as relações internacionais seriam pautadas pelo interesse nacional e não ideológico e o PT nos levaria facilmente as reformas tão ambicionadas e elas seriam feitas resolvendo problemas históricos.
 
O PT não fez reforma nenhuma e culpa o congresso conservador. O PT aparelhou o Estado com gente da pior qualidade, militantes que roubam de todas as formas possíveis e trabalham em função do partido e não da pátria, o PT conseguiu dar potência máxima a corrupção, mostrando a todo planeta como se rouba bilhões de empresas tão caras a nós, como a Petrobras, hoje sinônimo de tudo que não presta e que pode nos levar ao fundo do poço com processos internacionais em andamento, altamente perigosos para nossa saúde econômica.
 
Hoje vivemos um governo de merda, mentiroso, disse uma coisa na campanha e agora faz outra, governo destinado à prisão, perdido e, neste contexto navega minha indignação. O PT acabou com o sonho, com a poesia de milhões de militantes, de simpatizantes. Jogou-nos na lama da corrupção em todo o planeta, hoje o Brasil é visto como o país dos ratos, dos malfeitos, dos bandidos.
 
Não posto nas mídias sociais minhas indignações por nenhum interesse em nada, não almejo votos, não quero apupos, não preciso de dinheiro, não estou a serviço de ninguém, muito pelo contrário, não tenho filiação partidária, não sou do PSDB, tenho perdido amigos, recebido ligações e avisos para parar, alguns deixando de ajudar as ações sociais, outros ameaçando, me bloqueando, mas não penso em parar, assim como vivia escrevendo loas para Lula e para o PT, falando, defendendo, elogiando e alimentando sonhos de um Brasil melhor, agora vendo o que fizeram, quem são e o que aprontaram, me sinto no dever e na obrigação comigo mesmo e apenas comigo mesmo, de ter a mesma energia, a mesma disposição para comentar os fatos do presente e criticar os malfeitos, pois eu continuo o mesmo, ainda quero antes de morrer, ver nascer uma liderança capaz de reavivar os sonhos e direcionar o governo para as práticas do bem, sem compra de votos, sem desvio de recursos, sem tantas ideologias, hoje furadas e ultrapassadas, o PT até isso conseguiu destruir, não existe mais direita, centro, esquerda, nada, existe sim é gente disposta a fazer o bem e gente disposta a fazer o mal e, sinceramente, a turma do PT que está ai a nível nacional, não me engana mais.
 
Os demais petistas estão devendo esclarecimentos à nação, tipo uma nota dizendo se apoiam as coisas que estão acontecendo ou se são contra isso, ficam em cima do muro, tirando onda de santos e dando sustentação a esses corruptos, covardes, adoram o dinheiro sujo que alimentam suas campanhas, idolatram os cargos públicos que rateiam entre seus pupilos, pecam pela omissão, fossem do bem expulsariam essa canalha que enlameia um partido que nasceu tão puro e cheio de ideais e começariam de novo a construção de um novo tempo, preferem o comodismo, se foram tão bravos no passado lutando até contra armas, agora devidamente pagos com o dinheiro sujo dos desvios federais, estão encastelados nas comissões, nas subvenções federais e, iludindo o povo com bolsas, com ideologia barata, atrasando nosso progresso e nos remetendo em todos os níveis a um Estado inflacionado, desmoralizado e processado internacionalmente, uma vergonha que merece oposição sem trégua, e não faço isso por ódio, por rancor, pois não tenho nada a ganhar pessoalmente, faço por amor ao Brasil e por ter coragem de dizer que errei ao ajudar a entronizar estes reis, que um dia postos na rua, passarão a história não como heróis e sim como ladrões, de sonhos, de ideais, de um futuro digno para o Brasil.
 
Lá na frente minha visão aqui expressa pode se revelar equivocada e a história provar a inocência de Lula/Dilma e membros do PT nacional, o que acho muito difícil diante do já exposto, mas caso isso ocorra, publicamente como já defendi e agora critico, reconhecerei meu equivoco.
 
Não sou dono da razão, mas, pelas evidências dos fatos expostos, acredito que o Partido dos Trabalhadores errou sua rota e vem decepcionando sistematicamente toda uma legião de fãs, eleitores e defensores, entre eles eu, lamentavelmente.
 
*É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Menino corajoso e verdadeiro. Nao eh um maria vai com as outras... (Jose Vanilson Juliao)

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template