acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fiart 2015 tem data definida em janeiro e aguarda 70 mil visitantes no RN

Feira Internacional de Artesanato chega a 20ª edição  fazendo a diferença em janeiro. Evento quer atrair 70 mil visitantes. Tribos indígenas na FIART representam várias etnias levando cultura e artesanato.
 
Foto: Canindé Soares/Divulgação
A alta estação em Natal não fica movimentada só nas praias e nos shows no litoral. No período de 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, acontecerá a vigésima edição da Fiart (Feira Internacional de Artesanato), evento que reúne uma variada programação cultural, gastronomia de alguns estados do Brasil,  e o melhor do artesanato local, nacional e internacional, em estandes organizados dentro de uma grande estrutura, tornando Natal a capital nacional do artesanato neste período e reunindo aqui a diversidade do artesanato brasileiro, que é reconhecido como dos melhores do planeta.
 
Os números da FIART crescem a cada ano, numa prova do sucesso do evento, tanto entre os potiguares, como entre os turistas. Pesquisas medindo a satisfação dos frequentadores, realizadas pela Smart e pelo SEBRAE/RN - um dos parceiros da promoção, indicam 85% de aprovação entre os artesãos participantes e o público visitante na última Fiart.
 
Segundo seu coordenador, Neiwaldo Guedes, "a simpatia do público com o evento deve-se a uma série de fatores, sendo os mais importantes à organização, a variedade dos produtos e a possibilidade de presenciar shows regionais e até oficinas paralelas, numa oferta de produtos e serviços que agrada todos os públicos. Este ano apresentamos o tema, “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades, destacando assim os bordados, rendas e crochês, muito vivos em nossa cultura artesanal".
 
Além dos 385 estandes com peças artesanais para todos os gostos, a FIART 2015 vai oferecer para o público estimado em 70 mil pessoas, diversos eventos paralelos, desfile de moda artesanal, apresentações folclóricas, quadrilhas juninas fora de época e shows com artistas potiguares.
 
Tribos indígenas
 
As tribos indígenas presentes anualmente na FIART representam várias etnias, levando para o Pavilhão das Dunas a cultura e o artesanato indígena, gerando renda para o seu povo. A exposição acontece numa maloca mostrando assim suas origens.
 
Neiwaldo Guedes ressalta ainda a importância econômica do evento, que movimenta uma significativa soma de recursos, proporcionando mais renda para milhares de pessoas, que beneficiarão em cadeia muitas outras, além de lembrar a parceria que vem sendo feita a cada ano e renovada para mais esta edição, com a Prefeitura do Natal, Governo do Estado e SEBRAE/RN, além do apoio também da Secretaria da Micro e Pequena Empresa através do Programa do Artesanato Brasileiro. O Governo do Estado, através da Sethas, apresenta grande incentivo para artesãos de todo o Rio Grande do Norte, cedendo espaço e colocando o artesão local cara a cara com o público consumidor.
 
A Fiart é um evento consolidado no calendário turístico do RN, com reconhecida valorização dos artistas da terra e importante indutor econômico de geração de emprego e renda para artesãos de vários quadrantes, além de ter importância turística na medida em que incrementa a alta estação em Natal, provocando nos turistas a boa impressão de uma cidade movimentada em todos os aspectos.
 
Serviço:
 
20ª FIART – Feira Internacional de Artesanato
Período: 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015
Estandes: 385
Nº. de artesãos: 2.200
Participantes: artesãos de todo o Brasil e de 16 países
Artistas da programação cultural: 1.460
Trabalhando na organização do evento: 370 pessoas
Valor investido: R$ 1.000.000,00
Valor movimentado na Fiart 2014 – R$ 9.700.000,00 com a venda de produtos
Estimativa de público: 70.000 mil visitantes nos 10 dias do evento
Horário de funcionamento: segunda a quinta – 15 às 22h (primeira semana). Sexta a domingo de 15 às 23h.
Tema: "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades"
 
Ass. Imprensa
[jornalistaflaviorezende@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template