acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Natal e região registram aumento nas ocorrências com abelhas

Bombeiros do RN registram aumento nas ocorrências com abelhas
 
Foto: Imprensa CBMRN/Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 850 atendimentos de captura de abelhas de janeiro a agosto de 2014 em Natal e região metropolitana, um quantitativo 6% maior do que comparado ao mesmo período do ano apassado quando foram registrados 799 casos. De acordo com dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do CBMRN durante o período de reprodução das abelhas – setembro a fevereiro - aumenta em três vezes o perigo de ataques por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais. Por ano, a Corporação chega a contabilizar cerca de 1.500 atendimentos na Grande Natal.
 
"Nesse período do ano os índices devem subir ainda mais. Atualmente, recebemos uma média de 15 chamadas diárias para atendimento a enxames na região metropolitana", detalha o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante  Geral.
 
Para tentar minimizar os efeitos negativos dos ataques, o Corpo de Bombeiros possui uma guarnição exclusiva do Serviço de Defesa Ambiental (Sidam) da instituição para este tipo de atendimento visando oferecer um serviço mais eficiente à população, mas a demanda ainda é muito alta.
 
“O Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento por meio do telefone 193. Estamos intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências, escolas, hospitais e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso", justifica.
 
Dicas de Segurança
 
Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:
•Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
•Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;
•Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;
•Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
•Ensine as crianças a se precaverem e não molestarem as abelhas;
•Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;
•Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;
•Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;
•Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.
•Caso perceba a formação de um enxame, a população pode chamar o Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193), que acionará os militares para fazer a captura das abelhas.
Mais informações: 8129-3618 - Tem Couceiro
 
Imprensa CBMRN
[imprensacbmrn@gmail.com]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template