acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Instituições de combate ao câncer infanto-juvenil realizam programação do Novembro Dourado

Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto juvenil terá atividades no Parque das Dunas e passeio ciclístico na programação do Novembro Dourado

Cartaz/Divulgação
Durante todo este mês, as instituições Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Liga Norte-riograndense contra o Câncer e Hospital Infantil Varela Santiago estão juntas desenvolvendo diversas ações pela campanha Novembro Dourado, que alerta para a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer infantojuvenil. Entre as atividades, um grande encontro está marcado para o próximo domingo, 23, o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil. Será um dia de mobilização e conscientização no Parque das Dunas, em Natal, que contará ainda com um passeio ciclístico, com saída às 18h do Centro de Reabilitação Infantil – CRI.

O passeio é aberto à participação da sociedade em geral e terá percurso urbano com 15 km, pontos de hidratação e alimentação e entrega de brindes. Não é necessário realizar inscrição, basta abraçar a causa e pedalar. E para abrilhantar ainda mais a causa, o Novembro Dourado será destaque também no Desafio Internacional Brasil x Argentina, que acontece também no dia 23 às 18h30, na Arena das Dunas, em Natal. Crianças assistidas pelas instituições participantes da campanha entrarão em campo com os jogadores dos dois times, que usarão camisetas do Novembro Dourado.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento institucional do GACC-RN, Natividade Passos, o objetivo dessas ações é fazer um alerta à população para os sinais e sintomas que podem levar a um diagnóstico do câncer infantojuvenil e que, se esse diagnóstico for feito o quanto antes, maiores serão as chances de cura dessa criança. “É de extrema importância que todos os envolvidos com o desenvolvimento da criança, como pais, responsáveis, professores, profissionais de saúde estejam atentos para os possíveis sinais da doença e, assim, busquem um tratamento prematuro que aumenta consideravelmente as chances de cura. Por isso, insistimos em campanhas institucionais e informativas como essa, do Novembro Dourado”, explica Natividade.

A campanha será encerrada oficialmente em Natal na segunda-feira, dia 24, em evento que tem como tema “A cidadania e o combate ao câncer infantojuvenil”, em parceria com o Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec. Estão programadas diversas palestras e apresentação de vídeo, das 8h às 17h, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, localizado na Rua Zacarias Monteiro, s/n – Tirol (próximo ao Parque das Dunas).

Sobre a doença:

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos e, em média, são descobertos 10mil novos casos – em torno de 150 só no estado do Rio Grande do Norte.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os principais tipos de neoplasias na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Como não existe um exame complementar específico para o diagnóstico, os pais, professores, médicos, dentistas, entre outros profissionais que atendem crianças, devem estar atentos aos principais sinais e sintomas.

Saiba mais: facebook.com.br/novembrodourado

Assessoria de Comunicação
Bponto Comunicação
84-4141-5610
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template