acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Evento no RN discute resíduos de agrotóxicos em alimentos

Cerca de 150 pessoas das equipes do PARA de todo o Brasil participarão da II Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), de 18 a 20 de novembro, no hotel Praia Mar, em Ponta Negra, Natal. O encontro que tem como objetivo principal planejar as ações do PARA 2015. Participam ainda representantes dos Laboratórios Centrais (RS, PR, MG, AL, SP, GO, PA) e Equipe da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001 pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. A Anvisa coordena o programa em conjunto com as vigilâncias sanitárias dos estados e municípios participantes, que realizam os procedimentos de coleta dos alimentos nos supermercados e envio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública para análise.
 
Assim, é possível verificar se os produtos comercializados possuem a qualidade exigida pela lei que autoriza o uso dos agrotóxicos, e se os Limites Máximos de Resíduo (LMR) estão de acordo com o estabelecido pela Agência.
       
Os relatórios anuais que apresentam os resultados do Programa têm constituído um dos principais indicadores da qualidade dos alimentos adquiridos no mercado varejista e consumidos pela população, servindo de guia às políticas de redução de danos pelo uso de agrotóxicos e de estímulo à alimentação saudável.
 
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa). [com informações da Ascom/Sesap RN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template