acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Saúde indígena na aldeia Jaraguá é tema de documentário de estudantes de jornalismo


Foto: ascom/sesai-ms
A Saúde Indígena da etnia Potiguara foi tema de um documentário produzido por uma equipe de estudantes de jornalismo de uma faculdade da capital paraibana. Na última sexta-feira (17), o grupo gravou imagens na aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, na Paraíba, com indígenas que trabalham com plantas medicinais e que tem como proposta resgatar a tradição de seu povo e fortalecer a cultura e a valorização dos saberes da comunidade.
 
Durante a gravação, os estudantes enfocaram uma reunião com o grupo “Amor de Planta Medicinal Potiguara”, que se reúne, rotineiramente, na aldeia Jaraguá, no Polo Base de Rio Tinto, e que conta com a participação de indígenas e de profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) e técnicos da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, órgão do Ministério da Saúde. O grupo de medicina tradicional existe desde 2012, iniciativa do cacique Aníbal, da aldeia Jaraguá.
 
Em outro momento do encontro e da produção do vídeo, os estudantes aproveitaram para destacar a apresentação da professora universitária Maria Salete Homero, que faz um trabalho voluntário com o grupo local, através de um acordo de cooperação técnica com o Centro de Defesa do Saber Popular em Saúde da Paraíba (CEDESPS/PB).
 
O trabalho da equipe para a produção do vídeo se resumiu na proposta de um professor da turma de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa (PB), sugerindo segmentos diferenciados da população. “O documentário tem duração de quinze minutos e tem como proposta de trabalho da turma de jornalismo para o enfrentamento de uma cultura diferenciada”, explica o aluno Rannyelinson Lima, coordenador da equipe do documentário.
 
Segundo ele, inicialmente, foi difícil acertar onde buscar a pesquisa, mas passando em frente ao prédio da Saúde Indígena na Paraíba, o DSEI Potiguara, logo percebeu que seria o lugar para a produção do documentário e para iniciar o trabalho, agendou uma entrevista com o coordenador Distrital, Adriano Simões de Andrade. Além do estudante Rannyelinson, a equipe do documentário conta ainda com os alunos Tarcísio Júnior, Priscila Andrade, Iluska Cavalcante e Ana Rachel Almeida. [Ascom/Sesai-MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template