acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Festival de Fotografia do RN começa nesta quinta no IFRN Cidade Alta

Foto Riografia do Norte receberá um dos maiores fotógrafos da cultura brasileira, além de ampla programação e shows de Khrystal, Os Grogs e muito mais
 
Cartaz/Divulgação
A segunda edição do maior evento da fotografia potiguar começa nesta quinta-feira no IFRN Cidade Alta. A programação de abertura do Foto Riografia do Norte – que segue até o sábado – já começa com palestra, música, feira, escambo de material fotográfico e o anúncio do Prêmio Bruno Bougard de Fotografia, pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão. 
 
A abertura oficial começa às 18h com a palavra do presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), Alex Gurgel, responsável pela produção do evento. Na sequência, o fotógrafo piauiense, João Cruz, coordenador nacional do projeto “Fotógrafo Legal”, palestra sobre o andamento do Projeto de Lei que versa a Regulamentação da profissão de fotógrafo.
 
Também no auditório do IFRN Cidade Alta, Dácio Galvão fará o anúncio do Prêmio Bruno Bougard, de abrangência nacional e projetado para 2015, a ser incorporado à programação do projeto Natal em Natal, com premiação em dinheiro aos cinco primeiros lugares e exposição dos 20 melhores trabalhos na Galeria Newton Navarro, na Funcarte.
 
A programação de shows será aberta ainda no auditório, com o aclamado poeta mossoroense Antônio Francisco, acompanhado do também talentoso violão do cantor e compositor Mazinho Viana. No pátio do IFRN acontece a feira e o escambo fotográfico, para venda, troca e compra de equipamentos fotográficos, para livre negócio.
 
A programação inclui ainda a Galeria Zoom com a exposição “Chão Potiguar”, dos fotógrafos Jailson Fernandes, Canindé Soares, Brunno Antunes e fotos dos alunos da oficina de fotografia realizada pelo professor Henrique José em uma ONG, no bairro Bom Pastor; e lançamento dos livros: “Natal em Fotos”, de Canindé Soares; “Caixa de Fotos”, de Pablo Pinheiro; e “Aos Fotógrafos Brasileiros”, de Henrique José; e vários títulos de Fernando Chiriboga.
 
Programação de sábado
 
No sábado, para fechar o evento, o ponto alto aos amantes da fotografia. Miguel Chikaoka, um dos fotógrafos mais importantes na seara da fotografia cultural brasileira – tendo recebido, em 2012, a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura – fará palestra com tema aberto e interação total com o público presente.
Chikaoca reside em belém desde 1980, onde idealizou a Fotoativa, um núcleo de experimentação, pesquisa e difusão do fazer fotográfico e seus desdobramentos. Como autor, soma exposições individuais e participações em mostras e salões no Brasil e no exterior e conta com obras em importantes acervos internacionais.
 
“Esse festival coloca a fotografia potiguar onde ela merece. Traz fotógrafos renomados para trocar ideias, promove a discussão e a união entre profissionais da área, incentiva a atividade entre os amantes da fotografia e divulga o trabalho de fotógrafos potiguares, que estão entre os melhores do país, para o público local e nacional”, ressalta Alex Gurgel.
 
O Foto Riografia do Norte 2 se encerra em grande estilo com três shows no espaço Zé Reeira, localizado ao lado do IFRN Cidade Alta e com livre acesso. Khrystal, Maguinho da Silva e Os Grogs animam a noite, com início às 20h.
 
Credenciamento:
Para participar do Foto Riografia do Norte é necessário fazer o credenciamento. Sócios aphotistas e usuários Unimed não pagarão nada para assistir as palestras, workshops e oficinas. Os não-sócios doarão 2 quiilos de Leite Ninho em pó (que serão distribuídos para uma entidade) quando for buscar a Credencial do Foto Riografia do Norte, em local que será avisado aos inscritos attravés de e-mail.
 
FOTO RIOGRAFIA DO NORTE
Data | 16, 17 e 18 de outubro
Local | IFRN Cidade Alta
Site do evento | http://aphotorn.com.br/
 
Alex Gurgel
[alexgurgel@supercabo.com.br]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template