acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Comandante do Corpo de Bombeiros se reúne com diretoria da ABM

Foto: Imprensa CBMRN/Divulgação
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), Coronel Elizeu Lisboa Dantas e o Subcomandante Geral, Coronel Otto Ricardo Saraiva, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (7), com a diretoria da Associação de Bombeiros Militares do RN (ABM) para estreitar ainda mais os laços entre os gestores e discutir assuntos inerentes ao plano quadrienal de cursos recentemente divulgado pela Corporação. O encontro serviu para esclarecer dúvidas quanto ao cronograma apresentado.
 
Um dos pleitos da ABM, que requeria a antecipação do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) de 2016 para 2015, ficou de ser analisado pelo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), que na reunião estava representado pelo Chefe da Divisão de Ensino, 1º Tenente Andre Góis.

“Por enquanto o cronograma do CAS fica mantido, mas nos comprometemos a analisar melhor a possibilidade de antecipação, proposta que é dificultada em função da escassez de recursos humanos e limitação de logística. Vamos estudar a melhor forma e quem sabe encontrar um caminho para atender a solicitação”, explica o Tenente Góis.
 
Outro esclarecimento apresentado na reunião abordou as datas de promoção dos cursos de nivelamento. Quanto a isso, o Coronel Elizeu Lisboa Dantas garantiu que as datas regulamentares (abril, agosto e dezembro) serão mantidas, porém explicou que as primeiras turmas de 2015 somente serão promovidas, no mês de agosto, pelo fato de serem concluídas após a promoção de abril.
 
“Além de evitar a reclassificação entre militares com antiguidades distintas, também é preciso atentar que as primeiras formações de 2015 ocorrerão entre abril e agosto, período que já teremos realizado a primeira promoção”, justificou o Comandante Geral.
 
A possível inclusão de militares, recém promovidos pelos cursos de nivelamento, no Curso de Formação de Sargento (CFS) previsto para 2016, também foi discutida na reunião entre a ABM e o Comando do CBMRN. Sobre essa proposta, os participantes da reunião chegaram a mesma conclusão que a não efetivação desta medida, agora, não traria prejuízos a instituição tendo em vista que os militares, a serem promovidos pelos
cursos de nivelamento, só concluirão o interstício para promoção à sargento em 2018.
 
“Neste primeiro momento nossa prioridade para o CFS será para os Cabos já efetivos na instituição. Muitos destes com mais de 10 anos de serviço estão no limite máximo de promoção. Porém, já estamos deixando pronto uma nova turma para 2017 que virá atender aqueles que terão o interstício em 2018, ou seja, de qualquer maneira estaremos atendendo ao pleito da categoria”, destacou o Coronel Dantas. 
 
Além dos esclarecimentos quanto ao plano quadrienal de cursos, a reunião ainda serviu para retomar a discussão quanto ao processo em andamento relativo a Minuta do Código de Ética elaborado pela assessoria jurídica da Corporação. Tanto o Comando do CBMRN quanto a ABM se colocaram a disposição para discutir mais amplamente este assunto. A ideia é que a elaboração deste documento seja contemplada com a participação de todas as partes envolvidas.
 
De acordo com o Soldado Dalchem Viana, presidente da ABM, ficou acertado que uma comissão, formada por representantes do Comando e da ABM, estarão se reunindo todas as quintas–feiras, no turno da tarde, do mês de outubro, para aprofundar o tema.
 
“O Comando recebeu de forma positiva nossos pleitos e se propôs a discutir democraticamente todas as sugestões apresentadas. Quanto a discussão da Minuta do Código de Ética, estaremos mobilizando representantes da PM, BM e das demais classes representativas para estarem presentes neste processo. Também ressalto a disposição do Comandante em ajudar a ABM nas demandas sociais que surgirem. Entendemos que ao colaborar com  estas causas quem ganha é a instituição!”, destacou o presidente da ABM.
 
Imprensa CBMRN
[imprensacbmrn@gmail.com]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template