acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Coordenador de Saúde Indígena da PB participa de evento no RN sobre a equidade no SUS



Fotos: ascom/sesai
O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara, Adriano Simões Andrade, participou nessa quarta-feira (27), em Natal (RN), de um evento sobre a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN). O objetivo foi discutir a saúde diferenciada prestada aos povos indígenas, através do processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), do Ministério da Saúde.

Convidado pela organização do evento, uma iniciativa da Subcoordenadoria da Informação, Educação e Comunicação (SIEC), da Sesap-RN, Adriano fez uma exposição das ações de saúde e saneamento oferecidas pelo DSEI, com sede em João Pessoa, ao povo indígena potiguara, aldeiado nos Polos Base dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação.

No debate, foi esclarecida a proposta de o DSEI Potiguara também estender o atendimento à população indígena aldeiada no estado do Rio Grande do Norte, cujo trabalho de mapeamento já foi iniciado em parceria com a Subcoordenadoria da Informação, Educação e Comunicação.

Em seguida, a plenária foi ocupada para a exposição do representante da Funai no Rio Grande do Norte, Martinho Andrade, abordando pontos conflitantes do território indígena no estado.
  
A programação do “I SIEQuidade: Semana de capacitação para o fortalecimento da Equidade em saúde no Rio Grande do Norte” foi iniciada na segunda-feira (25), no Praia Mar Hotel, e se encerra nesta sexta (29), reunindo os segmentos diferenciados da sociedade. A subcoordenadora da SIEC, Aparecida Cunha, disse que o evento, pioneiro na atual gestão, possibilita essa mesa de debate para cada segmento, como negros, ciganos, população de rua, indígenas, e mais outros. [Portal Saúde/Sesai-MS]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Venho denunciar uma prática ilegal perpetrada pelos atuais gestores da Secretaria Estadual de Saúde Pública. Os servidores estaduais da Saúde recebem uma gratificação de estímulo à produtividade, que está regulamentada na a Lei estadual n. 9.158/2008. Essa lei é clara ao definir e limitar o número de pontos que cada servidor terá direito (anexo 1 dessa lei). Contudo, desde o ano passado, o atual Secretário atribuiu a si mesmo 10 pontos de produtividade, 5 a 8 pontos para os Coordenadores, e, com relação a um número inestimável de servidores, atribuiu pontos conforme critérios de “amizade”. Os senhores poderão verificar isso facilmente através de simples cálculo aritmético. Basta confrontar a remuneração definida em lei pelo plano de carreira dos servidores da saúde, com a remuneração que esses servidores recebem na prática (através do site de transparência http://www.portal.rn.gov.br/ergoninfo/Remuneracao.asp). Na verdade, basta confrontar a remuneração do alto escalão (secretário, coordenadores, subcoordenadores, etc.).
    Inclusive, tamanho é o descaso e escárnio com a Lei que é possível que se os senhores interpelarem diretamente qualquer dos gestores ou seus subordinados diretos, eles mesmos confirmem que, por exemplo, os Coordenadores recebem 5 pontos de produtividade e que os Secretários recebem 10 pontos... o tema é tratado com naturalidade, como se existisse respaldo legal e quase todos os servidores estão cientes de que existe um tratamento "diferenciado" de remuneração... .
    Por fim, imaginem o absurdo... O gestor da SESAP/RN tem o poder de aumentar seu próprio subsídio... basta se atribuir quantos pontos de produtividade forem suficientes para atender seus interesses... é lamentável.
    A Saúde Pública em calamidade e o Secretário se apoderando dos recursos públicos e distribuindo-os conforme seus interesses!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template