acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Maternidades reúnem representantes em Natal para discutir Atenção Obstétrica e Neonatal

Foto por assessoria: Divulgação
Discutir o que deve e o que não deve ser feito no processo de parto e nascimento e construir planos de ação, para não expor mulheres e recém-nascidos a riscos desnecessários. Com esse objetivo, representantes de 15 maternidades de sete dos nove estados do Nordeste estão reunidos em Natal, para participar do Seminário de Boas Práticas Obstétricas e Neonatais. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Humanização e Coordenações Nacionais da Saúde da Mulher e da Criança, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e acontece até esta sexta-feira (04), das 8h às 18h, no hotel Pirâmide.

Na abertura do evento o secretário de estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, chamou a atenção de todos sobre a importância da atenção primária para a saúde das gestantes e seus bebês.
“Com a garantia de um pré-natal bem feito, com as consultas e exames necessários, é possível identificarmos problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças como a aids e sífilis, que podem prejudicar a gravidez e a formação do bebê. Mesmo com um cenário que ainda deixa a desejar no país, com relação a saúde pública, tivemos significativos avanços no Rio Grande do Norte, como o trabalho desenvolvido pelo grupo condutor da Rede Cegonha, as melhorias e ampliação da oferta de leitos de UTI Neo, além do fortalecimento do Hospital Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibu, que ampliou nos últimos meses a realização de partos em 600%, reflexo do trabalho de redimensionamento que a Sesap tem realizado em toda a rede hospitalar, buscando oferecer cada vez mais um serviço de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Aline Costa, apoiadora da Rede Cegonha no Ministério da Saúde, explicou que esse é o 8°seminário que estão realizando na região Nordeste. “Esse evento é mais uma das muitas estratégias que o Ministério utiliza para promover a troca de experiências entre os serviços na atenção ao parto, além disso, contribui para a qualificação de gestores e profissionais para melhoria da organização dos processos de trabalho. Ao final de cada evento, além de pactuarmos compromissos, saímos com estratégias que irão compor os planos de ação a serem desenvolvidos em cada estado”.

Com carga horária de 16 horas, o seminário tem como público-alvo diretores e técnicos de maternidades, coordenadores da obstetrícia, da neonatologia e enfermagem, apoiadores institucionais de maternidades, da Rede Cegonha e da Política Nacional de Humanização, consultores da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento em cada estado, além de profissionais da Coordenação Geral de Saúde da Mulher e do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

Na solenidade de abertura além de representantes da Sesap, estiveram presentes o secretário de saúde de Natal, o Conselho Estadual de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e do Ministério da Saúde. Na ocasião houve uma apresentação do Grupo Arte de Nascer, com canções e poesias, os artistas que também atuam na saúde, trouxeram grande emoção aos presentes.

Rede Cegonha

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. No Rio Grande do Norte está sendo implantada pelo Grupo Executivo Temático da Rede Cegonha. Composto por representantes da Sesap e apoiadores do Ministério da Saúde.

A Rede Cegonha já está implantada em seis regiões de saúde do estado. Faltam apenas a 1ª e a 3ª que estão em processo de conclusão. Além dos investimentos em qualificação profissional, contratualização das maternidades de referência para partos de risco habitual e alto risco, habilitação de leitos de retaguarda para obstetrícia, neonatologia e pediatria das regiões atendidas.  A Rede Cegonha traz ainda o serviço de triagem neonatal, o observatório de leitos em maternidades e a instituição de fóruns de discussão permanente. O Hospital José Pedro Bezerra e a Maternidade Escola Januário Cicco são referências no estado. [Ascom-Sesap]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template