acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde é celebrado nesta segunda-feira

O tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7/4), será as doenças transmitidas por vetores. A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data em 1948 para alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial e conscientizar as pessoas sobre o tema.
 
Transmitidas aos humanos por organismos que transportam vírus, parasitos e bactérias, as doenças como malária, dengue, doença de Chagas, leishmaniases, filariases linfáticas, esquistossomose e tracoma estão presentes na Região das Américas. As doenças de transmissão vetorial são responsáveis por uma alta carga de morbilidade e mortalidade especialmente nos países mais pobres. Elas causam ausência escolar, aumento da pobreza, diminuição na produtividade econômica e sistemas de saúde sobrecarregados, por conta dos procedimentos médicos de alto custo.
 
Como forma de prevenção é fundamental levar em consideração algumas medidas de proteção. Uso de roupas que protejam pernas e braços contra a picada de insetos, instalação de telas em portas e janelas das residências, cobrir os recipientes onde é armazenada a água e não deixar água parada ou acumular lixo são medidas que ajudam a diminuir a incidência de doenças transmitidas por vetores.
 
A Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Acre celebrará na próxima sexta-feira (11/4) o Dia Mundial da Saúde na cidade de Rio Branco (AC). Durante o evento serão realizadas palestras sobre malária, dengue e filariose com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e proteção contra os vetores que transmitem estas doenças.[por Érica Santos / Assessoria de Comunicação Interna-MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template