acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 29 de junho de 2013

Santos famosos perdem prestígio em nossa Natal

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Vi as festas em louvor a Santo Antônio e São João e certamente a de São Pedro hoje, em Natal, pela televisão. Eram as imagens que interessavam a quem as apresentavam. Não tinham fogueira, não havia as mesas fartas de comida de milho, não se via os casais dançando em chão de barro batido. Também é querer demais. Isto é de um tempo que passou e do qual não cabe, sequer, manifestações saudosistas. Vai longe o mundo das mensagens enviadas por um vaqueiro montando um cavalo ligeiro. Hoje são poucos clicks e o recado está dado. Rápido e eficiente.
 
Mas as datas dos santos juninos permanecem no calendário. No caso de Natal, só no calendário. Andei pelas ruas da cidade e nada vi. Pra não ser injusto, ouvi algum foguetário. Mas seriam para os santos? Tenho cá minhas dúvidas porque, além dos tempos modernos, nossos santos –e vejam que não são santos de pouco prestígio- enfrentaram dois fortes concorrentes: a Copa das Confederações e a grande e intensa manifestação dos brasileiros tomando as ruas. Os foguetões, tenho quase certeza, eram para eles e deles. De vivas à seleção e à juventude. Convenhamos, um jogo duríssimo. Os gols, os estádios novos sendo mostrados e as marchas de milhares de pessoas estavam ali acontecendo.
 
O fato é que Antônio, João e Pedro estiveram, pelo menos neste junho, longe de Natal. Mesmo na missa, que fui no domingo passado, ficaram fora da homília. Não houve a mínima referência. Nas conversas depois da celebração os que saíam da igreja falavam em futebol e política, nada sobrava para os santos. De volta pra casa tentei provocar, botando pra tocar um disco de Dominguinhos cantando Luiz Gonzaga. Nada. Falava-se sobre PEC, royalties e educação, corrupção, verbas para a saúde, reforma política, passeatas. Depois lembraram personagens: Felipão, Neymar, Paulinho, Oscar. Para não contrariar a regra das exceções lembraram que alguém da confraria viajara para Campina Grande. Certamente lá foi apresentado aos santos casamenteiro, profeta e controlador da porta do céu. Pelo WhatsApp mandou avisar que dançara forró, vira chuva de fogos e comera sabores feitos com milho. Sobre os santos nada.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no Novo Jornal > Leia mais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template