acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 28 de maio de 2013

E ninguém vai fazer nada?

Por Fernando Luiz*
 
Foto: Canindé Soares/Divulgação
Bom dia, amigos. Hoje, dia 27, às 07:11 ouvi a Ministra da Cultura, Marta Suplicy ser entrevistada na Jovem Pan falando sobre a Copa do Mundo.
 
A ministra afirmou que as cidade brasileiras que vão sediar jogos da Copa, precisam realizar eventos  de pequeno e médio porte, para mostrar sua diversidade cultural. Segundo Marta Suplicy “é necessário levar cultura às ruas e às praças” durante a realização da Copa.  E afirmou “Precisamos conhecer a riqueza cultural de estados como o Rio Grande do Norte”.
 
Pra mim, a declaração da ministra, citando APENAS o Rio Grande do Norte, significa duas coisas: primeiro, que temos uma riqueza cultural que precisa ser mostrada ao mundo; segundo que somos POBRES na capacidade de divulgar esta riqueza. E isto é uma grande verdade.
 
Pessoalmente, apesar de  sentir uma decepção que às vezes beira a revolta, por causa do descaso oficial com a promoção e divulgação da nossa cultura, estou com a consciência tranquila, pois há 11 anos (quando comecei o Show das Comunidades) venho “cantando esta bola”. Todavia, parece que os gestores culturais do nosso estado são surdos.
 
Por exigência da  FIFA e da Rede Globo e por força de contratos de exclusividade que envolvem  alguns milhões (não tenho discernimento para saber se são  milhões ou bilhões) de dólares, já estão contratadas Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Jota Quest, para shows em Natal durante a Copa do Mundo do próximo ano,. Só que não se falou ainda  nada sobre artistas locais.
 
Será que a FIFA e a Rede Globo vão oficializar, perante o mundo,  Natal e o Rio Grande do Norte como mera “Colônia Cultural” da Bahia?. E o que é pior: ninguém vai fazer nada?
  
*Fernando Luiz é cantor e compositor e também idealizador do Show das Comunidades
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template