acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Faern pede em Brasília mais atenção aos portos, milho e crédito emergencial para o Nordeste

Foto por assessoria: Divulgação
Na quarta-feira (27), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, teve uma agenda cheia em Brasília. Na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), participou, juntamente com presidentes de Federações e classe política, do lançamento da campanha Zarpa Brasil! que estabelece melhorias para os portos brasileiros. Também visitou gabinetes de secretários para definir pontos da política agrícola para o Nordeste.
 
Na CNA, defendeu a aprovação da Medida Provisória (MP) 595, que abre o sistema portuário ao capital privado. Durante a reunião, na sede da Entidade, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o relator da MP, senador Eduardo Braga, líderes partidários e presidentes de confederações patronais debateram e aprovaram a campanha.

  
Na oportunidade, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu apresentou dados que comprovam a ineficiência do sistema portuário brasileiro. “O Brasil está em 130º no ranking de qualidade dos portos do Fórum Econômico Mundial. O sistema portuário brasileiro precisa dobrar a sua capacidade, em sete anos, para acompanhar a taxa de crescimento de demanda dos últimos 10 anos”, ressaltou a senadora.
 
De acordo com José Vieira, da Faern, essa crise também é sentida no Nordeste e no RN. “Temos um porto com mais de 70 anos e que já ficou ultrapassado. Temos que começar a estudar uma logística de planejamento para criarmos outro porto. Quem sabe, na região Oeste do estado”, comentou Vieira.
 
Milho e crédito emergencial
 
Ainda em Brasília, o presidente da Federação da Agricultura visitou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Neri Geller, o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos e o secretário Nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini.
 
Na pauta: Milho para o Rio Grande do Norte, armazém de estoque regulador para a região e prorrogação do crédito emergencial para pronafianos e não-pronafianos atingidos pela seca no Nordeste. “Pedi ao secretário Neri Geller 150 mil toneladas de milho para o nosso estado agora em março e ao presidente da Conab pedi a montagem de um armazém de estoque regulador (Armazém que o Governo Federal pretende construir no Nordeste e que comporta até 50 mil toneladas). Com a Conab também debati a questão do polo da Entidade em Lajes, que foi desativado. Pedi ao presidente Rubens que ele voltasse na questão e reativasse o armazém, pelo menos enquanto durar o nosso estado de emergência”, comentou Vieira.
 
Com o secretário Valter Bianchini, o presidente da Federação da Agricultura do RN conversou sobre a prorrogação das Resoluções 4076 e 4077, que trata sobre crédito de emergência para pronafianos e não-pronafianos. “Com isso, os produtores rurais terão um fôlego maior para firmarem os seus contratos”, finalizou o presidente da Faern. [por Paulo Correia – Assessoria de imprensa do Sistema Faern/Senar - (84) 3342-0200] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template