acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 19 de janeiro de 2013

Tubo londrino chega aos 150. O nosso, nem notícia

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Li, nos últimos dois dias, as matérias sobre os 150 anos do mais antigo metrô do mundo, o “tubo” de Londres. Um janeiro de festas pela novidade no comecinho do ano de 1863. A memória congela a cena histórica apresentada no vídeo e se volta para Natal, lenta e maltratada, avançando no calendário do século XXI. E nós? Nada. Bem que falou-se muito, fez-se alarde, aproximava-se o momento de, um século e meio depois do “tubo” ganharmos o nosso.
 
Chegaria no rastro da Copa do Mundo. Bendita Copa que resolveria muitos dos nossos males, principalmente os de mobilidade urbana. Passamos até a conviver bem com o “mobilidade urbana”, que não era assim tão coisa nossa. Ficou a expressão, mas sobre o nosso tão esperado metrô, o nosso “tubo”, nunca mais falou-se. A nossa Copa tem se resumido ao estádio, este sim, garantido. Mas não sei, não disseram ainda, a que se destinará o novo colosso de Lagoa Nova depois dos quatro jogos do mundial. Um dia, sei lá quando, matarei minha curiosidade.
 
Voltando ao nosso metrô, que cheguei a imaginá-lo colorido, desfilando sua imponência por Natal em festa, sobre ele também não se falou mais. Otimista, acho que virá. Difícil para julho de 2014, mas quem sabe até lá esteja com meio caminho andado. Que chegue depois, mesmo assim a população ficará agradecida. Direi a meus netos que os filhos deles, no ano de 2164, estarão lendo/vendo ou sei lá o que a tecnologia reservará para eles, sobre os 150 anos do metrô de Natal.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template